28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco reza no túmulo do Beato Père Laval, "o apóstolo dos negros"

Papa Francisco reza no túmulo do Beato Père Laval, em Maurício. | Vatican Media

O Papa Francisco rezou diante do túmulo do Beato Père Jacques-Désiré Laval, conhecido como "o apóstolo dos negros", durante sua viagem apostólica em Maurício, nesta segunda-feira, 9 de setembro.

Depois de celebrar a Santa Missa no Monumento de Maria, Rainha da Paz e almoçar com os bispos da Conferência Episcopal do Oceano Índico (CEDOI), o Santo Padre fez uma visita privada ao Santuário do Beato Padre Jacques Laval, conhecido como "o apóstolo dos negros", porque se dedicou à evangelização dos nativos de Maurício.

Durante sua visita, o Santo Padre deixou um buquê de flores em frente ao túmulo e fez uma oração silenciosa por vários minutos.

Pe. Jacques-Désiré Laval foi um missionário francês que chegou a Maurício em 1841 e evangelizou os escravos libertos. Fundou vários hospitais para tratar as epidemias de cólera de 1854, 1857 e 1862.

Também fundou escolas, construiu capelas para promover a formação espiritual e a integração social da população. Morreu em 9 de setembro de 1864 e foi beatificado por São João Paulo II, em 29 de abril de 1979.

O legado do Beato Laval

O Papa Francisco destacou, nesta segunda-feira, a importância da herança do Beato Jacques-Désiré Laval para a Ilha Maurício durante a Missa que presidiu a milhares de fiéis, não apenas do país, mas também de regiões próximas.

"Sabia que evangelizar implica fazer-se tudo para todos: aprendeu a língua dos escravos recém-libertados e anunciou-lhes de maneira simples a Boa Nova da salvação", explicou o Papa durante a homilia.

Assim, o Beato Laval "soube reunir os fiéis, formá-los para empreender a missão e criar pequenas comunidades cristãs em bairros, cidades e aldeias vizinhas; muitas daquelas pequenas comunidades estão na origem das paróquias atuais".

Além disso, Francisco destacou que Pe. Laval diria aos jovens e "a quantos como eles se sentem sem voz porque estão mergulhados na precariedade" o anúncio do profeta Isaías: "Irrompei em cânticos de alegria, porque o Senhor consola o seu povo, com a libertação de Jerusalém'".

Por último, o Pontífice afirmou que o Beato Laval "também experimentou momentos de decepção e dificuldade com a comunidade cristã, mas por fim triunfou o Senhor no seu coração".

"Teve confiança na força do Senhor. Deixemos que esta força toque o coração de muitos homens e mulheres desta terra; deixemos que toque também os nossos corações de modo que a sua novidade possa renovar a nossa vida e a vida da nossa comunidade. Não esqueçamos que Aquele que tem a força de chamar, Aquele que constrói a Igreja, é o Espírito Santo", concluiu o Papa.

Depois de rezar por vários minutos com profunda devoção e silêncio, o Santo Padre cumprimentou 12 doentes e 20 familiares de dependentes químicos, que vivem na "Casa A", administrada por um diácono permanente e sua esposa.

Ao concluir a visita, o Papa Francisco foi de carro ao Palácio Presidencial, onde realizou uma visita de cortesia ao presidente da República, reuniu-se com o primeiro-ministro em particular e depois pronunciou um discurso perante as autoridades civis e o corpo diplomático.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar