29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Homem preso com gasolina na Catedral de Nova York não pode ser julgado

Catedral de São Patrício em Nova York (Estados Unidos | Facebook de St. Patrick's Cathedral

Um homem acusado de tentar entrar com galões de gasolina e um isqueiro na Catedral de São Patrício em Nova York (Estados Unidos) em abril deste ano, foi considerado incapaz de responder judicialmente, devido a sua saúde mental.

A polícia prendeu Marc Lamparello na noite de quarta-feira, 17 de abril, quando tentava entrar na catedral. Depois, descobriram que ele tinha um carro por perto para escapar do local.

O sujeito, de 37 anos e oriundo de Nova Jersey, está fazendo doutorado na Universidade da Cidade de Nova York.

Um psiquiatra nomeado pelo tribunal, indicou que o homem é mentalmente incapaz de responder judicialmente, segundo seu advogado Chris DiLorenzo que também disse no dia 14 de maio que Lamparello sofre com esquizofrenia e que deixou de tomar seus medicamentos no dia da suposta tentativa de incêndio.

O procurador assistente do distrito, David Stuart, disse que seu gabinete revisará os resultados e determinará como proceder com o caso, informou o New York Post.

Os promotores de Manhattan acusaram Lamparello, no dia do incidente, de tentativa de incêndio intencional e imprudência. O suspeito permanecerá na prisão do Bellevue Hospital Center esperando uma audiência no Tribunal em 7 de junho, de acordo com os relatórios da North Jersey Record.

A aparente tentativa de incêndio de Lamparello ocorreu dois dias depois de um grande incêndio ter destruído o telhado da Catedral de Notre Dame, em Paris. A causa desse incêndio ainda não foi determinada, mas a polícia suspeita que tenha sido um acidente.

Lamparello também foi professor substituto de filosofia no Lehman College no Bronx e também ensinou na Universidade Seton Hall. Publicou um livro de mais de 400 páginas sobre filosofia em 2016.

Um amigo da família de Lamparello descreveu-os no New York Post como "uma boa família religiosa" e "católicos conservadores".

Segundo a polícia de Nova York, o homem tinha quatro galões de gasolina, duas latas de líquido inflamável e dois isqueiros. Os seguranças da catedral o impediram de entrar, mas ao falar com a equipe de segurança, um pouco de gasolina foi derramado no chão.

Quando a polícia lhe perguntou por que tentava levar galões de gasolina para a maior igreja católica da cidade de Nova York, Lamparello deu "respostas inconsistentes".

A comissão adjunta do Departamento de Polícia de Nova York, John Miller, disse aos repórteres na quarta-feira à noite que o homem finalmente disse à polícia que estava "atravessando a catedral para chegar a Madison Avenue; que seu carro tinha ficado sem gasolina".

Depois que a polícia inspecionou sua minivan e descobriu que não estava sem gasolina, foi colocado sob custódia.

A tentativa de incêndio foi a segunda vez na mesma semana que o homem foi preso em uma catedral católica. No início da semana, Lamparello havia sido preso por se recusar a deixar a Basílica Catedral do Sagrado Coração, em Newark, Nova Jersey.

Lamparello já havia sido preso anteriormente por invadir propriedade privada e embriaguez em vias públicas.

Em 17 de abril, dia do incidente, a polícia de Nova York confirmou que o sujeito havia comprado recentemente uma passagem de avião de ida para Roma, com embarque marcado para a noite de quinta-feira, 18 de abril. Também havia reservado um quarto de hotel perto da Basílica de São Pedro.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar