28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa levou uma forte mensagem sobre abusos ao Encontro Mundial das Famílias, diz Bispo

Papa Francisco no Encontro Mundial das Famílias, em Dublin. | Daniel Ibáñez / ACI Prensa

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e da Família de Portugal, Dom Joaquim Mendes, participou do Encontro Mundial das Famílias, em Dublin, Irlanda, e assinalou que o Papa Francisco levou ao evento uma mensagem "muito forte" contra os abusos cometidos por membros da Igreja.

Para o Prelado, o EMF, "por um lado, foi a vivência de uma Igreja que é família de famílias, e de uma Igreja que ama as famílias, mas depois há esse aspeto doloroso, que a Igreja carrega, de uma Igreja que é santa e pecadora".

Dom Mendes comentou sobre o evento à 'Agência Ecclesia', do episcopado português, salientando que, além de uma "experiência marcante" de "alegria e beleza", foi também de "sofrimento por toda a situação que a Igreja Católica está vivendo" em relação às denúncias de casos de abusos de poder, de consciência e sexual.

Durante o Encontro Mundial das Famílias que aconteceu de 21 a 26 de agosto em Dublin, o Papa Francisco esteve presente nos dois últimos dias e condenou os abusos cometidos por parte de membros da Igreja em diversas ocasiões, desde o seu primeiro discurso, diante das autoridades civis, até o último momento na Santa Missa de encerramento, quando pediu perdão durante o ato penitencial.

"O ato penitencial que o Papa fez na Missa final, eu estava a assistir, estava a concelebrar, foi muito forte", declarou o também Bispo auxiliar de Lisboa.

Para o Prelado, foi importante o Pontífice ter abordado uma problemática que "toca a todos" os que fazem parte do "corpo eclesial", que "confunde e envergonha", mas que "é preciso olhar para ela".

"O participar desta dor, desta situação toda muito penosa, marcou também este encontro. Ver a santidade da família, a beleza, a alegria, a esperança da família, o reacender do dom do matrimônio, ao serviço da vida e no testemunho do amor, mas por outro esta parte mais escura, esta sombra pesada", assinalou Dom Mendes.

Entretanto, o Bispo ressaltou que "a Igreja não pode ficar no pecado", e sim prosseguir no desenvolvimento de mecanismos que permitam prevenir mais situações de abuso, ou de encobrimento de abusos.

"Há muita gente santa, que dá a vida e que defende a dignidade humana, que defende a dignidade dos pobres, das crianças. Não podemos tomar uma parte pelo todo", acrescentou.

O testemunho de famílias

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e da Família também destacou a participação e o testemunho deixado por tantas famílias durante o EMF.

"Foi admirável ver famílias inteiras com três, quatro, cinco filhos, com os pais, algumas traziam também os avós. Pessoas que amam, que valorizam a família, que têm uma experiência de família. E neste sentido são também uma luz e uma esperança para a Igreja e para o mundo", declarou à 'Agência Ecclesia', do episcopado português.

Além disso, afirmou ter sido "muito interessante ouvir o testemunho de famílias a dizerem que se reencontraram na Amoris Laetitia". "E estou certo que os casais que participaram vieram tocados e reforçados na sua vivência e realidade como esposos e como famílias", comentou.

Por fim, Dom Joaquim Mendes expressou o desejo de "que estas famílias contagiem outras na descoberta da família como caminho de amor, como comunidade, como Igreja doméstica, como espaço de crescimento e de realização".

"Nós temos de reforçar, a todos os níveis, social, político, temos de reforçar as famílias e apoiar as famílias e acompanhar as famílias para que elas possam cumprir a sua missão de cuidar da vida dos filhos, acompanhar, proteger, defender. Isto é uma missão de todos", concluiu.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar