30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispo espanhol: Os sacerdotes, como os aviões, só são notícia quando caem

Captura de vídeo

Depois dos casos de abusos sexuais cometidos por um sacerdote da diocese de São Sebastião (Espanha), seu Bispo, Dom José Ignacio Munilla, pediu novamente perdão durante a homilia da missa no domingo, 15 de janeiro, na catedral. Ele disse que os sacerdotes são como os aviões, "só são notícia quando caem", e fez uma oração para que a Virgem proteja especialmente aqueles que têm sofrido estas agressões dentro da Igreja.

Dom José Ignacio Munilla sublinhou que a gravidade deste tipo de abusos de menores é "especialmente grande" porque foram "atos cometidos aproveitando-se da confiança que foi concedida a um adulto", em sua condição, neste caso, de sacerdote.

"A condição de presbítero, ministro sagrado de Jesus Cristo, acrescenta um grau especial de gravidade, pela contradição tão evidente entre esses atos e a santidade do ministério sacerdotal e sua mensagem evangélica".

Dom Munilla reiterou que a sua agenda "fica disponível para atender de forma prioritária os casos que forem apresentados" e apontou que atualmente estão reorientando a programação pastoral "a fim de que saibamos responder o desafio presente".

Esta resposta, disse, é realizada através da implementação da legislação civil sobre a proteção de menores em nossa diocese, segundo a qual, todos aqueles que trabalham com menores devem obter o seu certificado de estar livres de antecedentes criminais com relação aos delitos sexuais".

Além disso, está previsto que "em retiros e exercícios espirituais programados para a formação permanente do clero, abordarão e desenvolverão os temas relacionados à maturidade afetiva sexual, assim como ao conhecimento das patologias em seu desenvolvimento", como parte da formação espiritual.

O Prelado fez um apelo a "redobrar a oração e a penitência, como instrumentos indispensáveis na luta contra o mal" e propôs "a participação no sacramento da penitência, a Santa Missa, a adoração eucarística, assim como a oração do Santo Rosário, como meios preciosos para isso".

Durante a homilia, o Bispo recordou palavras do Papa Francisco que diziam: "Os sacerdotes são como os aviões, só são notícia quando caem".

"Quando um avião cai, vira manchete nos jornais, aparece nos telejornais…. É 'trending topic' nas redes sociais… Entretanto, sabemos que no mesmo momento, há cerca de onze mil aviões voando, e que ao longo do mesmo dia, serão realizados 100.000 voos. É profundamente injusto que a entrega da vida toda pelo Evangelho e a serviço dos mais necessitados seja questionada pela suspeita que gera a traição de um companheiro!", assegurou.

O Prelado animou os fiéis a "apoiar os nossos sacerdotes com alma, coração e vida; conscientes do que dizia o santo padroeiro dos párocos, o Santo Cura D'Ars: 'O Sacerdócio é o amor do coração de Jesus'".

Antes de finalizar, o Bispo pediu aos presentes que se ajoelhassem para rezar à Virgem Mãe do Bom Pastor uma oração a fim de pedir especialmente que acolha e proteja aqueles que sofreram abusos dentro da Igreja.

A seguir, a oração na íntegra:

Maria, mãe do Bom Pastor, mãe da Igreja, mãe dos filhos menores, frágeis e vulneráveis… Nestes dias te dirigimos muitas orações, mas neste momento queremos fazê-lo todos juntos, como família, ajoelhados diante de ti, sabendo que é rainha e mãe de misericórdia.

Com o mesmo amor e atenção com que carregou em teus braços o pequeno Jesus, te pedimos que carregue em teus braços e que cuide daqueles que sofreram abusos, especialmente dentro da nossa Igreja. São teus filhos prediletos! Gostaríamos que o sentissem e chegassem a experimentar.

Pedimos também pelo sacerdote que cometeu este dano tão grande, concede-lhe a graça de uma profunda conversão…; e, de forma muito especial, queremos te pedir pela sua família: concede a todos o consolo que só tu sabes dar…

Mãe do Bom Pastor, te pedimos também por esta Diocese de São Sebastião, para que nos conduza pela mão e nos ensine a ser testemunhas do amor do Coração do seu Filho…  Por nossa parte, querida Mãe, nos comprometemos a dispor no caminho da renovação e da conversão, necessário para que a nossa Igreja seja fidedigna no momento de proclamar a mensagem do Evangelho…

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar