3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

VÍDEO: Jogadores de futebol comentam a importância de Deus na vida do esporte

Quatro personagens do mundo esportivo fizeram parte do especial "Navidad com Jesús", realizado pelo canal 'Iglesia Católica Montevideo' (ICMtv), do Uruguai, programa que "pretende recolher e difundir a fé em deus e a abertura à transcendência de diferentes atores sociais".

Especial de Navidad con Javier Máxímo Goñi y Andrés Scotti from Iglesia Católica Montevideo on Vimeo.

Durante o encontro, o jornalista esportivo Javier Máximo Goñi entrevistou o ex-capitão da seleção uruguaia Andrés Scotti, para conversar sobre o Natal e o lugar que deus ocupa em sua vida. Também apresentaram seus testemunhos o diretor técnico da seleção uruguaia Martín Lasarte; o zagueiro, Agustín Viana; o meio-campista, Ignacio González; e o ex-jogador Andrés Fleurquin.

Na conversa, Andrés Scotti recordou os natais em família e a vida na vizinhança. Reconheceu não ser "tão praticante" do catolicismo, mas tenta transmitir a seus filhos a fé e faz o sinal da cruz ao entrar em campo para pedir a Deus "que ninguém se lesione. Se Ele me dá a saúde, o resto depende de mim. É preciso ser coerente".

Comentou várias histórias de sua experiência esportiva em diferentes equipes e como vive a espiritualidade. "O espiritual conta muito (...) No conjunto dos valores, tem um peso maior porque está em convivência permanente dentro do jogo e fora do campo (...) Para mim, é importante, porque todo o tempo estamos falando conosco", disse Scotti.

Enquanto isso, Martín Lasarte comentou que, com os anos, o Natal se tornou mais reflexivo, pois foi dado um momento para avaliar o que aconteceu.

No campo, Lasarte respeita o "espaço" de cada um, mas reconheceu que "há coisas que unem a todos; a união, o companheirismo, a firmeza em defender um objetivo todos juntos é muito comum, isso vale para qualquer um e texto fazer com que esteja presente".

Sobre o significado de Deus, "é uma referência, um companheiro, um objetivo a seguir. Às vezes, tento leva-lo às pessoas que estão ao meu redor, aos meus filhos", expressou Lasarte.

Por sua vez, o ex-jogador Andrés Fleurquin disse que foi marcado pela intensidade e espiritualidade da Missa do Galo vivida em 2008 na Espanha e expressou que quem tem Jesus Cristo "o leva permanentemente na vida profissional, familiar, em todos os lados".

"Tento viver o Evangelho diariamente e, dessa forma, estar em contato permanente com Deus. Levantando-me pela manhã agradecendo pelo outro dia, por todas as coisas que não sou merecedor de tê-las, pelos dons, as amizades. Depois, fazer o trabalho da melhor forma possível".

"Do lugar que nos cabe, devemos tentar ser santos", disse Fleurquin e recordou quando aprendeu com um sacerdote que "a vida é o tempo que Deus nos dá para ganharmos o céu", concluiu seu testemunho.

Agustín Viana, que até poucas semanas atrás jogou na equipe uruguaia Danubio, recordou com carinho o Natal de 2010 em Roma, onde viveu a "universalidade da Igreja". Confessou que tentam viver este tempo "de maneira muito cristã, dando-lhe a importância que tem", preparando a Coroa do Advento, as canções natalinas, as leituras, por exemplo.

"Minha vida tem um sentido graças a minha fé em Deus", disse Viana e acrescentou que "é muito difícil separar a fé cristã do trabalho. Tentamos viver a fé com nossos atos, preocupar-nos com os outros, fazer bem o trabalho".

Por último, Ignacio González, jogador de Montevideo Wanderers, explicou que, com o Natal, "cada ano se renova a esperança" e que Deus é muito importante em sua vida.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar