Uma despedida de solteira diferente e católica, assim foi o último dia antes do casamento de Verônica Mendes, que testemunhou esta experiência nas redes sociais e está inspirando vários casais.

No dia 6 de agosto, Verônica publicou em seu Facebook a foto em que aparece ajoelhada diante do Santíssimo Sacramento, com o título “Minha despedida de solteira”. A publicação ganhou grande repercussão, alcançando quase 400 compartilhamentos, milhares de curtidas e centenas de comentários.

No post, ela descreve que “após o momento de diversão” preparado por suas amigas, elas a conduziram ao “andar debaixo da Comunidade, onde estava Jesus, me esperando”.

“Pétalas de rosas vermelhas adornando o chão, que me recordaram o amor e o sangue de Jesus derramado por nós, meu nome e do meu noivo próximos ao Sacrário e um véu para moças casadas, lindo de emocionar”.

Segundo Verônica, ela havia passado a semana exausta, estava nervosa, ansiosa e ainda tinha algumas coisas do casamento – que seria no dia seguinte – para resolver.  “Tudo que eu queria era sossegar o coração, mas não estava encontrando um jeito. Então vem a grande surpresa: uma Adoração na minha despedida de solteira”.

Para a noiva, esta foi “a melhor despedida de solteira que eu poderia viver” e preparou seu “coração para o dia seguinte, com paz e ainda mais certeza de querer dar o grande sim eterno e assumir a grande missão que é ser esposa”.

Em declarações ao grupo ACI, Verônica revelou que a iniciativa partiu de sua “amiga e madrinha Thaiéle, junto com outras amigas e madrinhas próximas que acompanharam minha caminhada e também amam muito Jesus, me conhecem e sabem que um momento com Jesus me faria mais feliz do que qualquer outra coisa”.

Na publicação do Facebook, muitos internautas comentaram que desejam uma despedida de solteiro como esta e a própria Verônica já está preparando uma. “Minha grande amiga e madrinha que ajudou a preparar minha despedida de solteira vai se casar em poucos meses e nós já estamos nos organizando para lhe preparar uma grande surpresa com Jesus”, contou.

“Acredito que agora muitos outros jovens vão colocar este momento em seus planejamentos. Estou certa de que é o Espírito Santo quem está a nos inspirar”, acrescentou.

A espiritualidade na preparação para o matrimônio

Para Verônica a espiritualidade deve ser central na preparação para o matrimônio. A noiva recordou que, desde que conheceu seu noivo em 2013, colocaram a “oração como preparação para momentos importantes”, antes de iniciar o namoro, durante o noivado. “Quando tínhamos dúvidas a respeito de coisas grandes, nós rezávamos, quando recebíamos alguma graça, nos rezávamos”.

“Até mesmo antes da Santa Missa do casamento ele entrou vendado no carro onde eu estava, nós rezamos juntos. Eu me segurei para não chorar. O padre amigo entrou no carro e nos abençoou”, recordou.

Segundo Verônica, a preparação espiritual para a matrimônio começou bem antes do noivado, quando decidiram que queriam “servir a Deus juntos e em família”. Ainda quando solteiros, indicou, já “lutávamos para nos aperfeiçoar como homem e mulher de Deus, a fim de sermos menos indignos do céu, e das bênçãos que viriam”.

Essa preparação contou com a leitura de livros católicos, participação em pregações e, principalmente, a oração do casal e de amigos e familiares. “Nós somos pecadores, frágeis e limitados. Sabemos que por nossa própria conta é impossível alcançar a virtude, por isso, nos apegamos à oração e à intercessão da Virgem Maria, São José e nossos santos amigos do céu”.

Os Sacramentos da Eucaristia e da Confissão também são centrais na vida espiritual do casal. “Mesmo quando estamos com a fé fraca ou empobrecida, mesmo com preguiça ou indisposição, nós nos esforçamos, pois acima de tudo cremos cegamente no amor e no poder de Deus e esperamos chegar à eternidade juntos”.

Aos jovens que desejam se casar, Verônica aconselha a começar a se preparar “agora mesmo”, a “buscar a santidade como homem e mulher que são”. “Tenham paciência, levantem depois das quedas e nunca abandonem a Eucaristia e a Confissão”, concluiu.

Confira também:

Mais em