Teve início na segunda-feira, 18 de janeiro, a vacinação contra Covid-19 no Rio de Janeiro e o ato ocorreu durante um encontro inter-religioso aos pés do Cristo Redentor, no marco da trezena de São Sebastião, padroeiro da cidade e santo mártir protetor contra a peste.

“É uma oportunidade de presenciarmos a história dessa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tudo isso acontece durante a Trezena do santo mártir, cuja imagem está peregrinando por toda a arquidiocese, neste ano, de uma maneira diferente, com mais precauções por causa da pandemia. Que São Sebastião, o mensageiro da esperança, possa nos inspirar a ter confiança e esperança no Senhor, e que sejamos animados construtores da paz”, expressou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, segundo Vatican News.

O Purpurado explicou que, “sem imaginar a data do inicio da vacinação”, o encontro inter-religioso já havia sido marcado, “com o desejo de rezar e refletir sobre a esperança e a paz”.

Segundo o Arcebispo, estiveram presentes neste ato “muitas religiões”, demonstrando “a importância e a necessidade do diálogo ecumênico e inter-religioso”. Além disso, assinalou que “a realização do encontro fez parte da programação da Trezena de São Sebastião, em preparação à festa do padroeiro da cidade, do Estado, e da Arquidiocese do Rio, que neste ano tem como tema ‘São Sebastião, mensageiro da esperança’”.

Dom Orani também compartilhou em suas redes sociais um vídeo do momento em que foram dadas as primeiras doses da vacina no Rio de Janeiro e comentou: “Hoje pude acompanhar este momento histórico em nosso país, em nossa cidade. Primeira vacinação no Rio de Janeiro. Deus continue iluminando a todos os que se dedicam a cura e renove a esperança de nosso povo”.

Vacinação no Rio de Janeiro

No último domingo, 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas do Instituto Butantan, a CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.

Logo após a aprovação, na tarde de domingo, a primeira dose da vacina CoronaVac já foi aplicada em uma enfermeira de 54 anos, em São Paulo.

Na segunda-feira, 18 de janeiro, o Ministério da Saúde começou a distribuir as doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal e anunciou que as campanhas de vacinação poderiam começar no mesmo dia.

O primeiro lote do imunizante chegou ao Rio de Janeiro por volta das 17h, no Aeroporto Santos Dumont, e logo foram levadas as doses para o Cristo Redentor.

Aos pés do monumento símbolo do Rio de Janeiro, as primeiras a receberem a vacina foram a técnica de enfermagem Dulcinea Silva Lopes, de 59 anos, que atua na linha de frente no enfrentamento da pandemia no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari; e Terezinha da Conceição, de 80 anos, assistida pelo Abrigo do Cristo Redentor, em São Gonçalo.

“Estou na linha de frente há 8 meses e essa é uma sensação muito boa. Agradeço a Deus e a todos da equipe de trabalho que se lembraram de mim e me chamaram para representar a enfermagem. Todo mundo precisa se vacinar”, disse Dulcineia, a primeira a receber a vacina.

Além dos representantes das diversas religiões que participaram do ato inter-religioso, estiveram também presentes neste momento o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, o governador em exercício, Cláudio Castro; o prefeito Eduardo Paes e agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira também:

Mais em