São Sebastião, mártir celebrado neste dia 20 de janeiro pela Igreja Católica, é recordado como protetor contra a peste, a guerra e a fome; por isso, neste tempo em que a população vem enfrentando a Covid-19,muitos têm recorrido a este santo para pedir pelo fim da pandemia.

Conforme o especialista em relíquias da Arquidiocese de São Paulo, Fábio Tucci Farah, contou à ACI Digital em uma entrevista em 2020, “quase 400 anos após o martírio de São Sebastião, Roma e Pavia, na Itália, teriam se livrado de uma terrível peste por sua intercessão. Na Idade Média, o soldado romano do século III, alvejado por flechas, espancado e descartado no esgoto público, ganhou fama de protetor contra pragas e pestes”.

“Já em fins do século XVI, quando a peste grassava em Lisboa e Milão, São Sebastião foi novamente invocado junto às suas preciosas relíquias”, assinalou.

Também no Brasil, São Sebastião já foi invocado frente a epidemias. Em 2 de agosto de 2020, fiéis da Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja, em São Paulo, rezaram diante de uma relíquia do santo mártir para pedir pelo fim da pandemia do coronavírus.

Já em março do ano passado, diante da proliferação do coronavírus, foi realizado um momento de oração aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, conduzido pelo Arcebispo local, Cardeal Orani Tempesta.

Esteve presente também neste ato a imagem de São Sebastião e todos pediram a intercessão do mártir pelo fim da pandemia.

Na ocasião, Dom Orani recordou que, há 102, a população invocou a intercessão deste santo frente à epidemia de gripe espanhola, que assolava o Rio de Janeiro. Isso ocorreu no início do século XX e levou também à construção da Igreja de São Sebastião de Vargem Grande.

De acordo com o site dessa paróquia, quando a gripe espanhola chegou ao Brasil, trouxe muita dor e sofrimento às famílias do centro do Rio de Janeiro, mas também das localidades da periferia e da região de Vargem Grande, onde um grande número de pessoas faleceu.

Foi quando uma senhora, chamada Mercedes Batista dos Santos “foi tocada pelo grande número de vítimas da gripe espanhola em Vargem Grande e, movida por sua fé, prometeu erguer a São Sebastião, padroeiro da cidade, um santuário, caso não morresse mais ninguém”.

“A partir da promessa de ‘Dona Santinha’, como a Sra. Mercedes passou a ser conhecida na região, não faleceu mais ninguém”, relata o site.

Neste ano de 2021, após a aprovação do uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil, a primeira dose do imunizante no Rio de Janeiro foi aplicada em uma técnica de enfermagem e em uma idosa no marco da trezena de São Sebastião, aos pés do Cristo Redentor e também na presença de uma imagem do santo padroeiro da cidade.

É possível rezar a São Sebastião pelo fim da pandemia de Covid-19 com esta oração:

São Sebastião, rogai por nós.
São Sebastião, rogai por nós.
São Sebastião, rogai por nós.

Ó glorioso mártir São Sebastião, Vós que derramastes Vosso sangue e destes a Vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer.

Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé.

Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião Vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes Vos apresentamos.

Socorrei-nos em nossas necessidades, alivie-nos nas nossas angústias, livre-nos das enchentes, da seca e estiagem, proteja os agricultores e guarde as lavouras.

Pedimos também, ó glorioso São Sebastião, curai os doentes e livrai-nos do contágio.

São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por Nós!
São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por Nós!
São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por Nós!

Mais em

Confira também: