A Comunidade Católica Shalom está prestes a comemorar seus 35 anos de fundação e, como marco especial, realizará a “Convenção Shalom” em Roma, entre os dias 3 e 10 de setembro, quando os membros da Obra terão um encontro com o Papa Francisco.

Nascida em Fortaleza, dia 9 de julho de 1982, com o seu primeiro Centro de Evangelização, que surgiu como uma lanchonete para evangelizar os jovens, a Comunidade Católica Shalom (Associação Internacional de Fiéis) vem conquistando o mundo e se expandindo para diversos continentes. Atualmente, além da “cidade mãe”, está presente em 70 Dioceses, 21 estados Brasileiros e 24 países.

Faltando pouco mais de três meses para o esperado encontro com o Papa Francisco, 1.600 pessoas de todo o mundo já garantiram as suas passagens para participar da Convenção. Além disso, de acordo com os organizadores, a expectativa é de levar 3.500 pessoas para o evento.

Entre todos esses, estará a jovem Alice Zanyane Moreira, de 21 anos. Ela mora na mesma cidade em que a Comunidade nasceu e irá para Roma com mais 7 amigos, confiantes na providência divina, uma vez que desses, apenas 3 estão empregados e 3 são jovens bolsistas.

“Ano passado eu e mais alguns amigos participamos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e essa experiência nos levou a viver concretamente o abandono, tendo assim uma forte experiência com a Divina Providência. Fomos confiando em Deus, sem muitas condições financeiras”, recordou Alice.

Para conseguir ir para a JMJ em Cracóvia, o grupo vendeu trufas, mousse, salgadinhos, água, fizeram bazar, entre outras ações, com as quais, “o Senhor providenciou todas as condições vivermos a experiência da JMJ”.

Agora, voltaram a se mobilizar para poder participar da Convenção Shalom. O grupo já conseguiu comprar o pacote de mochileiro e garantir sua vaga para o encontro com o Papa Francisco.

“Estou na expectativa da Convenção para estar onde Deus me convida a estar como Carisma Shalom. Desejo, a exemplo do nosso Fundador, Moysés (Azevedo), ofertar a minha vida a Deus diante do Santo Padre o Papa Francisco”, declarou a jovem.

Alice diz ter certeza de que “neste momento o Senhor derramará sobre mim a graça de me ofertar aos jovens, pois sei que apenas com a ajuda de Deus isso será possível”.

35 anos de evangelização

De acordo com o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, nesta comemoração de 35 anos de fundação, Deus os fala que é “um tempo de graça”. “E estas graças já se antecipam. Neste tempo, Deus deseja nos recriar, Ele quer imprimir o seu rosto em nossa Obra e para isso o Senhor nos pede, exige mais do que podemos dar”, afirmou.

A Comunidade Católica Shalom é composta por missionários católicos que consagram suas vidas a Cristo, com o propósito de evangelizar e capacitar novos corações para Deus. Estes missionários são consagrados da Comunidade de Vida, hoje com cerca de 233 membros em Fortaleza, divididos em 12 casas comunitárias, e um total de 1.200 missionários por todo o mundo.

Há ainda os consagrados da Comunidade de Aliança, que são chamados por Deus a viverem o seguimento de Jesus Cristo em meio à vivência familiar e atividades profissionais, colocando a sua vocação como a maior prioridade de suas vidas. Atualmente, são mais de 2.900 membros consagrados da Aliança em Fortaleza e 6.500 pelo mundo.

Em sua “cidade mãe”, Fortaleza e região metropolitana, a Shalom possui 27 Centros de Evangelização, onde são realizadas atividades fundamentadas na base da criação da Comunidade, que é a experiência com o Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz.

Os Centros oferecem oração e aconselhamento, Missas, confissões, adorações, seminários de vida do Espírito Santo, cursos de formação humana e espiritual, grupos de oração, entre outros, para cerca de 10.320 fiéis.

Além disso, a Comunidade conta com 6 casas de Promoção Humana, que atuam diretamente com a dignidade humana e a valorização da vida, por meio de projetos para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, jovens infratores, pessoas enfermas, moradores de rua e dependentes químicos.

A comemoração dos 35 anos também contará com atividades em Fortaleza, com uma vigília jovem na Diaconia, no dia 30 de junho, e o Encontro Geral da Obra, em 9 de julho (data do aniversário), com a presença de Moysés Azevedo, Emmir Nogueira e do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi Marques.

Haverá ainda Sessão Solene em Comemoração aos 35 anos da Comunidade Católica Shalom, na Assembleia Legislativa, dia 6 de julho; Shalom Tour, um momento para conhecer projetos e Centros de Evangelização da Comunidade; Missas comemorativas em alguns Centros de Evangelização; Jantar da Obra, em 5 de julho; Noite de Evangelização nos Centros de Evangelização e Inauguração de um novo Centro, no Bairro Dias Macêdo.

Confira também:

Mais em