“Temos que pedir misericórdia a Deus, porque só com a graça d’Ele é possível superar isso”, afirmou o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Edson de Castro Homem, durante a missa celebrada no dia 8 de outubro, na Igreja de Sant’ana, Centro do Rio, que finalizou o encontro promovido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), no terceiro dia da Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio. A Jornada também teve uma edição em São Paulo, que incluiu a celebração da Santa Missa, na igreja de Santo Ignacio de Loyola , no bairro da Vila Mariana, onde a Ajuda à Igreja que Sofre tem a sua sede no Brasil.

“Repetindo o que o Papa disse, eu conclamo os fiéis a uma oração carregada de esperança, para que de fato venha a paz e a reconciliação para os cristãos que sofrem nesses lugares. É preciso que os nossos irmãos muçulmanos percebam que estão errados. O que eles estão fazendo é uma politização da fé islâmica e é preciso mudar, em nome de Alá”, afirmou também o bispo.

O encontro foi conduzido pela ‘Comunidade do Caos à Glória’, uma jovem comunidade brasileira cujo carisma se resume em “ser manifestação da glória de Deus em meio aos clamores caóticos”. Na pregação, prévia à recitação do Terço, um membro desta comunidade surgida no seio da Igreja carioca assinalou com dados estarrecedores a dura realidade do êxodo dos cristãos e até mesmo da possível extinção dos cristãos no Oriente Médio, a região que viu a Encarnação do Verbo.

“Em 2003 havia mais de 1 milhão e meio de cristãos no Iraque e agora não chegam a 150 mil. Antes havia a possibilidade de fuga dos cristãos para a Síria, agora eles não têm para onde ir. A cidade iraquiana de Mosul, por exemplo, que  chegou a abrigar uma grande comunidade cristã no passado, hoje tem nem um só”, afirmou o missionário Rafael Fernandes, membro Comunidade Caos à Glória.

No Rio de Janeiro, a missa que reuniu fiéis de todas as idades da Arquidiocese, foi concelebrada pelo pároco, padre José Laudares de Ávila.

“A oração é o que existe de mais importante na vida do ser humano. E o que nós podemos fazer aqui é rezar. Devemos confiar na bondade e na misericórdia de Deus, para que dias melhores possam vir para esses irmãos que estão sofrendo essa dor. É preciso continuar com a intercessão. Jesus disse para rezarmos sempre, é preciso perseverar na oração”, motivou por sua o sacerdote.

Segundo os organizadores, novos encontros serão promovidos pela AIS Brasil para interceder e ajudar os cristãos perseguidos, especialmente no Iraque e na Síria onde a fundação oferece ajuda material com projetos, apoio a sacerdotes, religiosos e membros da comunidade cristã perseguida.

A Jornada, que teve início no dia 6 de outubro, termina nesta quinta-feira, com a meditação do Terço Glorioso.

http://www.ais.org.br/media/k2/attachments/GuiaOracao.pdf

1. A Ressurreição do Senhor

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá.” (Jo 11,25)

Intenção: Para que, mesmo em meio a dor, os cristãos do Oriente Médio recebam como dom o consolo espiritual e a força dos que creem na Ressurreição.

2. A Ascensão do Senhor

“Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.”

Intenção: Para que os países integrantes da ONU ofereçam auxílio e a proteção devida, até a total reconstrução e reestabelecimento do povo e das nações do Oriente Médio.

3. A Vinda do Espírito Santo

“E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (At 2,21)

Intenção: "Pelos irmãos e irmãs que não negaram a Cristo diante da morte, na loucura da violência, para que encontrem a Força Heroica do Espírito Santo  e a sua morte não seja vã, mas fermento para novos tempos de fraternidade e de colaboração entre os povos."

4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus

“Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo”. (Lc 1,49) Intenção: Que Nossa Senhora interceda sem cessar pelos seus filhos agora e na hora da morte.

Mais em

5. A Coroação da Santíssima Virgem

“Depois, apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça” (Ap 12,1).

Intenção: Que Maria, mãe e Rainha, esmague a cabeça da serpente, representada pelo mal do extremismo islâmico que ameaça o mundo inteiro, e acolha em seu colo materno os filhos desamparados e o destino do Mundo.

Oração Final (a se fazer em cada dia ao finalizar o terço) Senhor, a situação do nosso país é crítica e o sofrimento dos cristãos é pesado e nos assusta, é por isso que Te pedimos, Senhor para salvar as nossas vidas, concede-nos paciência e coragem para que possamos continuar a testemunhar nossos valores cristãos com confiança e esperança. Senhor, a paz é o fundamento de toda a vida; Dá-nos paz e estabilidade para que possamos viver uns com os outros sem medo, sem ansiedade, com dignidade e alegria. Glória a Ti para sempre.

† Louis Raphael I Sako Patriarca da Igreja Católica Caldeia