Acompanhado por 50 mil fiéis presentes nesta manhã na Praça de São Pedro e ao concluir sua catequese de hoje, o Papa Francisco rezou uma Ave Maria pela saúde de uma menina de um ano e meio que está com uma doença gravíssima e que o Santo Padre teve a oportunidade de cumprimentar antes de presidir a audiência geral desta manhã.

Logo depois de ter refletido sobre os bens espirituais, o Papa fez o pedido de oração aos presentes, aproveitando também para fazer uma brincadeira aos fiéis: "e agora, permito-me pedir para vocês um ato de caridade. Estejam tranquilos que não vamos fazer uma coleta, né? Um ato de caridade".

O Papa contou que "antes de vir para a Praça (de São Pedro) fui visitar uma menina, de um ano e meio com uma doença gravíssima: o seu pai e a sua mãe rezam e pedem ao Senhor a saúde desta linda menina. Chama-se Noemi. Sorria coitadinha".

O Santo Padre pediu a todos fazer "um ato de amor. Nós não a conhecemos, mas é uma menina batizada, é uma de nós, uma cristã. Façamos um ato de amor por ela e em silêncio antes peçamos ao Senhor que a ajude neste momento e lhe dê saúde. Em silêncio e depois rezaremos a Ave-Maria".

"E agora, todos juntos, rezemos à Virgem pela saúde de Noemi: Ave Maria... Obrigado por este ato de caridade", concluiu.

Noemi foi à Casa Santa Marta para encontrar-se com o Papa Francisco, conforme informa o Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Quem é Noemi?

O site News.va informa que Noemi é filha de Andrea e Tahereh, ambos de 26 anos de idade; e tem um irmãozinho de 4, Mattia. Noemi sofre de SMA (atrofia muscular espinhal, uma doença rara e muito grave).

O pai de Noemi escreveu uma carta ao Santo Padre pedindo sua mediação para que a pequena possa recomeçar o tratamento com o método Stamina, que antes estava autorizado na Itália e atualmente não. O Papa Francisco telefonou primeiro para a família; depois enviou o seu Esmoleiro (encarregado das obras de caridade do Papa) Dom Konrad Krajewski, ao Guardiagrele, onde moram; e hoje recebeu a família na Santa Marta.

Sobre o encontro, Andrea disse à Rádio Vaticano que foi "muito emocionante, porque o Papa Francisco esteve perto de Noemi. Pudemos falar e rezar juntos por ela. Este presente foi uma grande emoção, mais ainda porque hoje somos convidados do Santo Padre aqui no Vaticano. Passaremos a noite aqui e iremos comer e jantar com o Papa".

Mais em

Andrea destaca que "o Papa, acolhendo Noemi e estando perto dela quis transmitir que ele acolhe todas as crianças doentes que estão vivendo um drama como o nosso. O Papa está conosco, e não nos abandonará".

O pai de Noemi explicou que a pequena já perdeu a capacidade de engolir e é alimentada por uma sonda. De noite, tem que ser ajudada a respirar, e seus movimentos começam a parar. "Noemi precisa imediatamente retomar o tratamento com o método Stamina", afirma Andrea.

"O que mais me assombra é que uma menina conseguiu ser acolhida pelo Papa, por um grande homem, por um homem santo. Infelizmente, o Estado (italiano) sempre nos ignorou. Por outro lado, um grande homem, um homem santo como o Papa Francisco acolheu o grito de uma menina aproximando-a a ele, fazendo-a entrar na sua casa, hospedando-a, fazendo-a comer ao seu lado na sua mesa e tentando compreender verdadeiramente o que se pode fazer para ajudá-la. Isto faz entender o amor incondicionado do Papa por estas crianças".

"Hoje estivemos vivendo um sonho. Agora esperamos voltar para casa e que chegue logo um telefonema que diga que na próxima semana Noemi poderá continuar com o tratamento".

Andrea conclui assinalando que "podem nos contatar, temos uma associação que se chama ‘projeto Noemi’, o site é www.progettonoemi.com e lá podem ler tudo o que está acontecendo conosco e com a pequena Noemi… Espero de coração que o gesto do Papa Francisco faça compreender que ninguém pode nos roubar a esperança, ninguém pode nos tirar a esperança".