São Venceslau de Boêmia, Mártir

28 do setembro

Filho do rei de Boêmia, Ratislav, o jovem príncipe nasceu em 907 perto de Praga. Sua avó, Santa Ludimila, encarregou-se da educação de seu neto, inculcando-lhe sempre o amor e serviço ao Pai Celestial. Quando era ainda muito jovem, o santo perdeu seu pai em uma das batalhas contra os magiares; sua mãe assumiu o poder e instaurou -sob a influência da nobreza pagã- uma política anticristã e secularista, que converteu o povo em um caos total. Diante desta terrível situação, sua avó tratou de persuadir ao príncipe para que assumisse o trono para salvarguarda do cristianismo, o que provocou que os nobres a assassinassem ao considerá-la uma latente ameaça para seus interesses.

Entretanto, por desconhecidas circunstâncias, a rainha foi expulsa do trono, e Venceslau foi proclamado rei pela vontade do povo, e como primeira medida, anunciou que apoiaria decididamente à Lei da Igreja de Deus. Instaurou a ordem social ao impor severos castigos aos culpados de assassinato ou de exercer escravidão e além disso governou sempre com justiça e misericórdia.

Por obscuros interesses políticos, Boleslao -que ambicionava o trono de seu irmão-, convidou ao Venceslau a seu reino para que participasse dos festejos do santo padroeiro e ao terminar as festividades, Boleslao assassinou com uma punhalada o santo rei. O povo o proclamou como mártir da fé, e logo a Igreja de São Vito -onde se encontram seus restos- converteu-se em centro de peregrinações. foi proclamado como patrão do povo de Boêmia e hoje sua devoção é tão grande que lhe professa também como Patrono da Tchecoslovaquia.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.