Santo Domingo de Silos

20 do dezembro

Nasceu em La Rioja, Espanha, perto do ano 1000. Entrou de religioso com os Padres Beneditinos no famoso monastério de são Millán de la Cogolla, e estando ali, fez grandes progressos espirituais recebendo do Espírito Santo a inspiração para interpretar os temas da Revelação divina contidos na Sagrada Bíblia.
Chegou a ser superior do convento, e em só dois anos restaurou totalmente aquela construção que já estava deteriorada.

Um dia chegou o rei de Navarro a lhe exigir que lhe entregasse os cálices sagrados e o mais valioso que houvesse no convento para dedicar tudo isto aos gastos de guerra. São Domingo lhe enfrentou corajosamente e lhe disse: "Pode matar o corpo e à carne fazer sofrer mas sobre a alma não tem nenhum poder. O evangelho me há isso dito, e a ele devo acreditar que só ao que ao inferno pode jogar o ama, a esse devo temer".

O rei de Navarro, cheio de indignação desterrou ao abade Domingo. Ao inteirar-se do ocorrido, o rei Fernando I de Castela, mandou-o chamar e lhe confiou o Monastério de Silos, que estava em um lugar estéril e afastado; além disso se achava em estado de total abandono e descuido, tanto no material como no espiritual.

Santo Domingo demonstrou ser um gênio organizador com um talento para a restauração. Levantou um monastério ideal, e formou, entre outras coisas, uma biblioteca cheia dos melhores livros desse tempo, transformando aquela casa em um lugar de trabalho e oração.

Santo Domingo de Silos conseguiu liberar a mais de 300 cristãos que estavam prisioneiros e eram utilizados como escravos pelos muçulmanos. Por esta razão lhe representa freqüentemente acompanhado de homens com cadeias.

O biógrafo, que escreveu sobre a vida deste santo, pouco depois de sua morte, diz que não havia enfermidade que as orações deste santo não conseguissem curar.

E após 96 anos de sua morte, o santo apareceu em sonhos à mamãe de Santo Domingo de Guzmán para lhe anunciar que teria um filho que seria um grande apóstolo. Por isso quando o menino nasceu o chamaram Domingo em honra ao santo de Silos. É por isso também que muitas mães na Espanha se encomendam ao Santo Domingo de Silos para obter que seu filho nasça bem e que quando crescer leve uma vida Santa.

Morreu em 20 de dezembro do ano 1073, e ainda se conserva o famoso monastério de Santo Domingo.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.