
Bênção a uniões homossexuais acarreta até excomunhão, diz canonista
07/05/2021 - 06:40 pm .- No próximo 10 de maio haverá uma jornada de bênçãos para uniões homossexuais em toda a Alemanha e o Bispo de Essen, dom Josef Overbeck, disse que não vai punir os padres que participem dela. A jornada é um protesto contra o documento da Congregação da Doutrina da Fé que, no dia 15 de março, vetou, com um Responsum, as bênçãos a uniões homossexuais. “A desobediência manifestada pela recusa em cumprir o responsum papal rompe a unidade com o Papa”, diz o padre alemão Gero Weishaupt, doutor em direito canônico pela Universidade Gregoriana de Roma, ex-vigário judicial da diocese de Hertogenbosch, na Holanda e, desde 2013, juiz diocesano de Colônia, na Alemanha.
Ninguém pode abençoar uniões do mesmo sexo, diz Cardeal Ruini
04/05/2021 - 02:32 pm .- "Espero de todo meu coração que não haja cisma, e rezo por isso", disse o cardeal Camillo Ruini ao jornal italiano Il Foglio. Ruini, vigário emérito para a Diocese de Roma, fez o comentário em entrevista publicada hoje, 4 de maio, por causa do desafio de padres e bispos alemães à proibição da Santa Sé às bênçãos para uniões homossexuais.
"Nada de punição": Bispo alemão autoriza padres a abençoarem uniões homossexuais
13/04/2021 - 11:56 am .- O bispo Franz-Josef Overbeck de Essen, na Alemanha, afirmou em uma entrevista que os padres em sua diocese não enfrentarão quaisquer consequências ou punições caso ignorem a proibição de abençoar uniões homossexuais explicitada em março deste ano pelo Vaticano. Um evento convocando padres de todo o país a um dia de bênçãos para "todos as uniões de pessoas que se amam" acontecerá em 10 de maio sob o auspício do movimento LGBT e o bispo de Essen foi o primeiro a declarar que não haverá punição para os sacerdotes que abençoarem uniões homossexuais.
Cardeal africano lidera apoio ao veto a uniões homossexuais
08/04/2021 - 01:00 pm .- Apesar da resposta clara do Vaticano, aprovada pelo Papa Francisco, reafirmando que as uniões homossexuais não podem ser abençoadas por padres católicos, o Cardeal Philippe Ouedraogo, de Burkina Faso, predicou sobre a doutrina explicitada pelo “responsum” da Santa Sé e exortou os cristãos a oporem-se a qualquer forma de casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Igreja Ortodoxa Russa coincide com a Santa Sé: não haverá bênçãos para casais do mesmo sexo
31/03/2021 - 07:08 pm .- Em um comunicado oficial, o chefe do Departamento de Relações Eclesiásticas Externas (Decr) do Patriarcado de Moscou, o metropolita Hilarion de Volokolamsk, destacou que os ortodoxos coincidem com a posição do responsum recentemente publicado pela Santa Sé no qual se explicita que casais do mesmo sexo não podem receber uma bênção para sua convivência. Página 1 de 1