O bispo de Matagalpa, Nicarágua, dom Rolando Álvarez, é mantido em casa e impedido de sair por ordem do governo nicaraguense de Daniel Ortega. Sua reação foi cantar para os policiais que mantêm sua casa cercada a canção “Amigo”, de Roberto Carlos.

Um vídeo publicado pela diocese de Matagalpa mostra o bispo dizendo aos policiais da tropa de choque que cercam a sua casa que não sairia e depois ele começou a cantar a música “Amigo”: “Você meu amigo de fé, meu irmão camarada/ Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas /Cabeça de homem mas o coração de menino /Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada”.

Dom Álvarez é um dos bispos mais críticos do governo por causa dos abusos e violações de direitos humanos.

Em nota de imprensa publicada na sexta-feira (5), a Polícia da Nicarágua acusou autoridades da Igreja Católica em Matagalpa, e especificamente dom Álvarez, de “usar a mídia e as redes sociais” para tentar “organizar grupos violentos, incitando-os a levar atos de ódio contra a população, causando um clima de ansiedade e desordem, alterando a paz e a harmonia na comunidade”.

Diante da perseguição, muitas pessoas se solidarizaram com o bispo. “Obrigado, muito obrigado ao povo nicaraguense. Obrigado ao clero de Estelí, Siuna e Matagalpa que se pronunciaram. Deus os abençoe e guarde. Obrigado aos milhões de irmãos que através das redes manifestaram que estão conosco. Obrigado à Celam (Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho)”, escreveu Álvarez na sexta-feira (5).

Confira também: