O Papa Francisco se reunirá durante o Encontro Mundial das Famílias, em Dublin, com vítimas dos abusos sexuais cometidos por membros do clero na Irlanda e rezará por elas na Catedral de Santa Maria, onde acenderá uma vela na capela do Santíssimo Sacramento.

Segundo revelou na manhã de hoje o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, o Pontífice quer ouvir as vítimas e acompanhá-los em sua dor, embora não se tenha divulgado o momento exato em que será este encontro. Em 2010, o Papa Bento XVI condenou os casos de abusos cometidos por membros do clero na Irlanda e o encobrimento de alguns bispos do país.

Além disso, no dia 20 de agosto, o Papa Francisco publicou uma carta dirigida a todo o "povo de Deus", na qual condenou os abusos sexuais cometidos pelos sacerdotes, depois da publicação do relatório da Suprema Corte da Pensilvânia que denuncia mais de mil casos ocorridos ao longo dos últimos 70 anos e nos quais cerca de 300 sacerdotes estão envolvidos.

Novidades do programa

Sobre as outras novidades do programa oficial anunciadas pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, pode-se destacar que, durante a visita de Cortesia ao presidente da Irlanda, no sábado, 25 de agosto, o Papa plantará uma árvore no jardim da residência presidencial, junto com a árvore que São João Paulo II plantou há 40 anos.

Também assinalou que, no percurso entre a Nunciatura e a Catedral de Santa Maria no dia 25, o Santo Padre realizará uma breve parada na capela dedicada ao Venerável Matt Talbot, que, depois de uma juventude de vícios e alcoolismo, passou por uma profunda conversão aos 24 anos.

Outro detalhe da sua visita é que o Festival das Famílias durará uma hora no estádio Croke Park e também haverá testemunhos de pessoas procedentes da Índia, do Canadá, do Iraque, da Irlanda e de Burkina Faso.

Greg Burke também revelou que na visita ao Santuário de Knock, o Papa oferecerá à Virgem um rosário de ouro antes da oração do Ângelus.

Greg Burke sublinhou que o motivo principal da viagem a Dublin é participar do Encontro Mundial da Família, que começa hoje e que o Pontífice concluirá no domingo, 26 de agosto.

Trata-se da 24ª viagem internacional do atual Papa, que em seus cinco anos de pontificado já realizou viagens apostólicas a 36 países.

Francisco é o segundo Bispo de Roma que visitará a Irlanda depois de São João Paulo II, que viajou a ilha em 1979.

Nos dois dias que o Santo Padre estará na Irlanda, 25 e 26 de agosto, pronunciará seis discursos: uma homilia, três discursos, a oração do Ângelus e uma intervenção no encontro com os casais.

Também assinará dois livros de honra, um na residência do presidente e o outro no Castelo de Dublin.

Confira também: