Por ocasião da visita do Papa à Tailândia, Marianne Philibert, missionária francesa que vive em Bangkok desde 2013, destaca que a viagem do Santo Padre ao país asiático será um fortalecimento da fé para os católicos, em uma sociedade tolerante, mas majoritariamente budista.

Marianne comentou em uma entrevista à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que ela pertence à comunidade "Puntos Corazón", um movimento missionário católico que oferece aos jovens uma missão de um ou dois anos a serviço daqueles que mais sofrem.

"Temos um 'ministério de presença': estar aqui, entre eles e com eles. Para entrar na cultura tailandesa, compartilhar a mesma vida cotidiana, falar tailandês, cozinhar comida tailandesa”, ressaltou Marianne.

O grupo de missionárias mora em Jet Sip Raj, uma área privada em Bangkok (Tailândia). São quatro mulheres de diferentes nacionalidades (Polônia, Vietnã, Filipinas e França), que dedicam suas vidas a rezar e a oferecer amizade aos tailandeses. Marianne comentou que sua casa é uma "pequena casa de oração, abençoada pela presença do Santíssimo Sacramento, e cada uma tem uma hora de adoração diária".

Créditos: Movimento “Puntos Corazón”

Elas chegaram à Tailândia "muito pobres, sem nada a oferecer, exceto nossos corações", no entanto, rapidamente alcançaram um relacionamento próximo com os moradores, junto aos quais "compartilham alegrias e tristezas, dia após dia".

"Um de nossos amigos me disse recentemente: ‘Por favor, não vá embora porque agora, através do que compartilhamos, você conhece meu coração e eu conheço o seu", comentou.

Marianne comentou que esperam que o Papa chegue para fortalecer a fé dos católicos, pois em um país onde a maioria das pessoas é budista, "como católicos, precisamos aprofundar nossa fé!".

Sua comunidade participará do acampamento de “quatro dias para jovens tailandeses” e participará da “Missa para os jovens com o Santo Padre na igreja da Assunção”.

Além disso, visitarão seus “amigos no Hospital Saint Louis, que receberão a visita do Papa”; e participarão da "Santa Missa que o Papa celebrará em Samphran, para todas as pessoas religiosas e consagradas".

"E, desta vez, também estaremos ocupadas recebendo visitantes internacionais que vêm por causa do Papa!", concluiu.

Católicos na Tailândia

A Tailândia é um país majoritariamente budista. Marianne ressalta que os católicos são aproximadamente 388 mil – cerca de 116 mil vivem em Bangkok – e representam 0,58% da população do país, que é de 69 milhões.

No entanto, mesmo sendo minoria, "eles podem viver em paz na Tailândia, onde tolerância e harmonia são valores importantes", destaca a missionária francesa. Além disso, ressaltou que em 2019 celebram o 350º aniversário da chegada dos primeiros missionários ao país.

Créditos: Movimento "Puntos Corazón"

Embora não haja uma devoção especial de Nossa Senhora, ela é aceita com facilidade entre a população. Marianne assinalou que seus “amigos tailandeses”, majoritariamente budistas, são “muito abertos a Maria, como mãe”. “Entre os que sofrem, Maria é facilmente bem-vinda”, ressaltou.

"Quando vamos visitar um de nossos amigos que atualmente está em agonia, ele sempre chama ‘Mãe’; significa que quer que coloquemos o terço em suas mãos, ele o segura com muita firmeza”, comentou Marianne, acrescentando que “embora seja budista, isso está dando paz a ele”.

Mais em

Créditos: Movimento "Puntos Corazón"

Confira também: