A visita do Papa Francisco à Turquia também vai dirigir o olhar do mundo para a situação dramática dos refugiados que fugiram a este país como resultado da guerra civil na Síria e outros conflitos na região, afirmou ao Grupo ACI, Rinaldo Marmara, presidente da Cáritas Turquia.

“Há um milhão e setecentos mil refugiados sírios na Turquia, só em Istambul há 700 mil. Caminhando pelos arredores de Istambul, se vê muitas crianças pobres pedindo esmola”, assinalou na sexta-feira passada, 28 de novembro.

Marmara espera que a visita do Papa, que terminou neste domingo, “traga o olhar do mundo para a situação que está sendo vivida. Esperamos que o mundo nos dê uma mão para ajudar estes refugiados”.

“Nosso sonho é tornar possível que os refugiados vivam aqui e ao mesmo tempo trabalhem para que possam retornar logo para os seus países de origem”, acrescentou Marmara.

Explicou que Cáritas Turquia tem vários campos de refugiados, mas “os refugiados querem ir-se às grandes cidades, como Istambul, onde eles acham que há mais oportunidades”.

Marmara se reuniu com o Papa Francisco por ocasião da missa na Catedral do Santo Espírito e lhe deu de presente um livro que escreveu sobre os primeiros jesuítas que foram evangelizar a Turquia.

“A história dos jesuítas está intimamente unida à história da Igreja na Turquia. Os jesuítas foram os primeiros a chegar a esta terra do Oriente. Esta é uma longa história, uma belíssima história que tentei mostrar”, assinalou Marmara.