O arcebispo maronita de Haifa e Terra Santa e Bispo da Antioquia (no Líbano), Dom Paul Nabil O-Sayah, falou com a Rádio Vaticano sobre as expectativas da visita do Papa Bento XVI ao Líbano, que está programada para os dias 12 a 14 de setembro deste ano.

Segundo o Arcebispo, as expectativas para a visita papal são muito grandes devido à situação dos cristãos na região e também ao quadro político atual. Dom Nabil definiu a notícia da visita do Papa ao Oriente Médio como "belíssima", destacando que sua chegada à região "produzirá um efeito positivo sobre a Igreja e sobre o país em geral".

Para o Bispo de Antioquia, a passagem do Santo Padre pelo Líbano "fará renascer o entusiasmo na Igreja e animará todas as comunidades libanesas a preparar-se não somente para receber Bento XVI, “mas para refletir sobre a situação e renovar o pacto existente entre as diversas religiões do país, para uma convivência que –como dizia João Paulo II– faz do Líbano mais que um país, mas uma mensagem de diálogo entre as religiões".

O Arcebispo se referiu também à entrega da Exortação Pós-sinodal, resultado do Sínodo para o Oriente Médio, um dos motivos pelos quais o Pontífice visitará o Líbano. Segundo o prelado, o documento trará "um novo dinamismo não só à Igreja do Líbano, mas a toda a região".

Por último, Monsenhor Nabil afirmou que os jovens do país esperam que o Santo Padre os anime no caminho da evangelização.

"Ver o Papa será para eles realmente um motivo de entusiasmo, como já aconteceu em 1997, quando João Paulo II veio para entregar a Exortação Apostólica Pós-sinodal do Sínodo para o Líbano", concluiu.