O Secretário Executivo da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Pe. José Félix Pérez, assinalou que a recente visita do Cardeal Tarcisio Bertone à Ilha criou um maior espaço para a ação da Igreja.

"A presença do cardeal Bertone veio ampliar, e apresentar uma perspectiva de um intercâmbio mais fluido com as autoridades, onde se possa abordar com maior confiança e realismo as preocupações que a Igreja possa ter", disse o Pe. Pérez.

A visita do Cardeal Bertone "abre um espaço maior ao que já existia, como ocorreu com a visita do Papa João Paulo II em 1998".

Consultado pela imprensa sobre se haverá uma mudança significativa nas relações da Igreja local com o governo, o Sacerdote destacou que "ainda é muito recente a visita, de tal forma que a novidade acredito que se poderá perceber nos próximos dias, nas próximas semanas".

Pelo contrário, em relação ao aspecto interno da Igreja, o Pe. Pérez destacou que "a visita é muito importante pois a mensagem que nos trouxe do Papa Bento XVI esclarece, anima, e apóia a vida da Igreja".

Ao partir de Cuba, na meia-noite da terça-feira, o Cardeal Bertone disse esperar que sua visita tenha sido ocasião de um "novo impulso" a essas relações que, "serão sempre desafiantes, mas também cheias de oportunidades para promover o bem comum dos cubanos".