Um dos momentos simbólicos da viagem que o Papa Francisco realiza de 5 a 8 de março ao Iraque acontecerá no sábado, 6, quando visitará a planície de Ur, em um gesto que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, definiu como “um voltar às fontes”.

“Ali em Ur, o berço das três religiões monoteístas – de judeus, muçulmanos e cristãos –, dali onde saiu Abraão (ou Abrão) para Harã e depois para a terra prometida – ‘sai da tua terra’ e vai, para onde Deus te enviar –, realmente é um voltar às fontes, voltar aos inícios”, expressou o Purpurado em entrevista a Vatican News.

Em Ur, o Pontífice participará de um encontro inter-religioso e está prevista que pronuncie um discurso. Para Dom Orani, este “é um belo momento de diálogo com as religiões monoteístas, esse gesto simbólico do Santo Padre”.

Nesta viagem Francisco terá a oportunidade de “poder ter esse diálogo tanto com os muçulmanos como também com os demais cristãos, não católicos ali do Iraque”.

Também poderá “consolar o povo tão sofrido da Igreja mártir do Iraque, como ele chama, que sofreu com tantas guerras, revoluções, destruições, tantas bombas e instabilidades, da Igreja se fazer presente, estando ali junto à sociedade iraquiana, para dizer dessa presença da Igreja que, como mãe, quer estar presente também consolando aqueles que sofrem em tantas situações de dificuldades”, disse o cardeal.

Os cristãos no Iraque representam apenas 1,5% de uma população de 38 milhões de 836 mil habitantes. Os católicos são 590 mil fiéis, segundo dados do Escritório Central de Estatística da Igreja.

Nesse sentido, Dom Orani indicou que o Papa Francisco também irá “confirmar os cristãos católicos” no Iraque. “De tal maneira que, esse gesto do diálogo e de confirmar os irmãos na fé, e de diálogo também com tantas situações sociais que existem no Iraque – administrativas e econômicas – seja para todos nós esse olhar para a sociedade, para o mundo e para o futuro com esperança e com confiança”, sublinhou.

Além disso, o Cardeal Tempesta destacou o fato de o Santo Padre confirmar a viagem ao Iraque mesmo frente à Covid-19. Esta será a primeira viagem apostólica de Francisco desde o início da pandemia.

Para o Arcebispo do Rio, este gesto do Pontífice é inspirador para os cristãos em missão pelo mundo. “Que nós estejamos unidos e que seja para todos nós que acreditamos no diálogo, na certeza de que nós temos uma grande missão como cristãos no mundo, um grande alento”, expressou Dom Orani, ao garantir que acompanhará a viagem do Papa Francisco com suas orações.

Confira também: