Um sacerdote do Texas, nos Estados Unidos, compartilhou um vídeo doloroso no qual mostra a sua paróquia inundada depois das fortes chuvas provocadas pelo furacão Harvey.

As imagens da inundação da paróquia de Santo Inácio de Loyola, localizada na cidade de Houston, foram divulgadas pelo Pe. Norbert Maduzia através de uma transmissão ao vivo na página do Facebook deste templo.

O vídeo foi publicado em 28 de agosto e, até então, teve mais de 480 mil visualizações e foi compartilhado por mais de 7 mil usuários.

“Fiquei sem palavras. Perdemos tudo”, manifestou o pároco quando começou a filmar a área do altar.

No vídeo é possível ver que o nível da água quase cobre os bancos, o batistério, a área do coro e os instrumentos musicais. Também se vê que o sacerdote encontra quebrada e embaixo da água a cruz que a paróquia usava para as procissões.

Pe. Norbert se dirigiu à entrada do templo para mostrar que os jardins estavam completamente inundados. Assim como a capela dedicada à Virgem Maria e a sacristia.

Conforme caminhava pelo templo, o sacerdote continuava dizendo: “Amigos, tudo está perdido, estamos completamente acabados”.

Em seguida, Pe. Norbert entrou no local junto com um grupo de homens que tentaram tirar todos os objetos que podiam salvar, como os paramentos litúrgicos que estavam nos armários da sacristia.

Durante a transmissão ao vivo, os usuários escreveram comentários manifestando sua solidariedade, sua tristeza pelas perdas materiais e também escreveram mensagens de encorajamento.

“‘Quando Deus fecha uma porta, em algum lugar abre uma janela’. Quando tudo estiver resolvido, será mais bonito ainda. Recordem que a Igreja são as pessoas e não o lugar. Continuem celebrando a Missa e percebam que Ele quer ver que superamos isso! Deus está com vocês e lhes dará a força nestes momentos”, escreveu um usuário.

Outra usuária indicou que Jesus e Maria “nunca os abandonarão. Estamos rezando por vocês”.

Em outra transmissão ao vivo, Pe. Norbert indicou que, no momento, terá que celebrar a Missa em outros lugares.

“A Igreja somos nós, temos que seguir em frente”, manifestou.

Do mesmo modo, através do seu Facebook, a paróquia indicou que alguns fiéis se disponibilizaram a acolher algumas vítimas das inundações em suas casas.

Se você estiver nesta cidade e quiser comunicar-se com eles, pode enviar um e-mail para hurricaneharveyhelp@silcc.org .

Também convocaram através das redes sociais para rezar a Oração da Divina Misericórdia pelas vítimas do furacão Harvey desde o dia 26 de agosto em sua passagem pelo Caribe e pelo estado do Texas. Até agora, causou a morte de 16 pessoas, 30 mil evacuados e milhares de atingidos.

Por outro lado, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) anunciou a organização de uma coleta nacional para arrecadação e ajuda aos atingidos pela passagem do furacão Harvey no país. As possíveis datas serão nos fins de semana de 1º e 2 de setembro ou 8 e 9 do mesmo mês.

Confira também:

Mais em