Jim McIngvale, proprietário das lojas Gallery Furniture, em Houston (Estados Unidos), é reconhecido como um herói local, pois converteu suas lojas de móveis em albergues para ajudar centenas de pessoas afetadas pelo furacão Harvey.

“Fui educado na religião católica. Pratiquei a minha fé católica ao longo da minha vida, tentando fazer o correto e espero ter feito o correto e ter ajudado as pessoas ao longo do caminho”, disse em 28 de agosto McIngvale, também conhecido como “Colchões Mack”, ao site de notícias KENS5.

Até agora, ao menos 30 pessoas morreram e mais de 30 mil continuam sem poder voltar para casa desde a sexta-feira, 25 de agosto, quando o furacão Harvey chegou ao estado do Texas com uma força de categoria 4 e, logo depois, se dirigiu para Louisiana.

Grandes áreas do território ficaram submersas e muitas casas foram destruídas ou seriamente danificadas.

As perdas econômicas causadas pelo desastre natural são calculadas em aproximadamente 40 bilhões de dólares.

Segundo um relatório do dia 28 de agosto, duas lojas de McIngvale abrigavam 400 pessoas, fornecendo-lhes camas e comida gratuita. No dia seguinte, o mesmo McIngvale assegurou que ambos já abrigavam aproximadamente 800 pessoas.

“Gallery Furniture de North Freeway e Gallery Furniture de Grand Parkway estão abertas como albergue para as pessoas que necessitam. Temos comida, camas e banheiros limpos para as pessoas que chegam. Também são bem-vindos cães ou gatos que seus donos tragam em gaiolas”, indicou a empresa de McIngvale no último domingo em uma publicação no Facebook.

McIngvale garantiu ainda que eles tinham “vários caminhões de aluguel Penske, caminhões de 24 pés que podem transitar em qualquer rua inundada”, para poder enviar “voluntários a Houston e recolher algumas pessoas”.

Em declarações à CNN, “Colchões Mack” sublinhou que os seus galpões também são usadas por aproximadamente 75 membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos para coordenar as ações de resgate.

McIngvale é conhecido pela sua filantropia em sua comunidade. Nos últimos 20 anos, doou casas cheias de móveis às famílias necessitadas no Natal, assim como móveis para as escolas públicas.

Em 2005, quando o furacão Katrina atingiu a região, também abriu as suas portas a 200 evacuados de Nova Orleans. Além disso, em 2013 recebeu um prêmio pelos seus anos de filantropo do ex-presidente George H.W. Bush e sua esposa.

Confira também: