Na quarta-feira, 25 de janeiro, a Família Vicentina começou na França uma peregrinação mundial da relíquia do Coração de São Vicente de Paulo, durante o Jubileu pelos 400 anos do nascimento desta família espiritual que se dedica ao serviço aos mais necessitados.

Um grupo de religiosos levou a relíquia em procissão da Capela da Medalha Milagrosa em Paris, onde é conservada. Seu primeiro destino será o povoado de Folleville, no norte da França, onde, em 25 de janeiro de 1617, São Vicente de Paulo, Padroeiro Universal das Obras de Caridade, sentiu o chamado de servir aos pobres.

Naquele dia, o santo pregou o “Primeiro Sermão da Missão” inspirado na confissão de um camponês moribundo que havia atendido há alguns dias e que o fez refletir sobre o abandono espiritual dos pobres no campo. Em agosto daquele mesmo ano, quando era pároco no povoado de Châtillon, o santo novamente se deparou com a pobreza.

Através desses dois acontecimentos, São Vicente entendeu que era necessário instruir as pessoas, ensinar-lhes a sua dignidade como seres humanos e ensinar as verdades acerca do projeto de Deus.

Para celebrar os 400 anos deste acontecimento, a Família Vicentina incentiva a viver este Jubileu através de outras três iniciativas:

O Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, Pe. Tomaž Mavric, C. M., explicou que a primeira é a realização de um projeto no qual possam intervir todas as ramificações da Família Vicentina e que seja em benefício de indigentes, refugiados, deslocados e migrantes.

A segunda iniciativa é o simpósio internacional que acontecerá entre os dias 13 e 15 de outubro, em Roma, no qual meditarão sobre a atualização do carisma da missão e a caridade e também haverá um encontro da Família Vicentina com o Papa Francisco.

A terceira é um Festival Internacional de Cinema que consistirá em uma competição com uma ênfase na vida de São Vicente de Paulo. A data deste evento ainda não foi anunciada.

Atualmente, assinala uma nota à imprensa, a Família Vicentina é formada por 225 ramificações de diferentes comunidades de vida consagrada e associações leigas em mais de 80 países do mundo, que têm diversos apostolados: missões, obras de saúde, atenção aos moradores da rua, refugiados, crianças abandonadas, mães que cuidam do lar, educação, formação e obras de promoção e desenvolvimento.

As ramificações mais conhecidas são: Associação Internacional da Caridade (AIC), Congregação da Missão, as Filhas da Caridade (fundada com Santa Luísa de Marillac), Sociedade de São Vicente de Paulo, (fundada pelo beato Federico Ozanam), Associação da Medalha Milagrosa, as Juventudes Marianas Vicentinas (JMV), os Missionários Seculares Vicentinos (MISEVI) e as Irmãs Missionárias da Caridade de Santa Joana Antida Thouret.

Confira também: