Na sexta-feira, por ocasião da festa de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário mariano de Portugal recebeu milhares de pessoas, devotos de todo o mundo. Também alguns Papas já realizaram esta peregrinação à terra onde a Mãe de Deus falou aos pastorinhos.

Dos nove Pontífices que a Igreja teve desde a aparição da Virgem de Fátima em 1917, três foram ao Santuário mariano em Portugal. O Papa Francisco seria o quarto a peregrinar a esse importante lugar ao ir em 2017, no centenário das aparições, conforme previsto.

O primeiro foi o Beato Pablo VI em 13 de maio de 1967, data em que o mundo celebrou os 50 anos da primeira aparição da Virgem de Fátima.

“Queremos pedir a Maria uma Igreja viva, uma Igreja verdadeira, uma igreja unida, uma Igreja Santa”, disse o Beato durante sua homilia ante milhares de fiéis.

O segundo foi São João Paulo II que, em 13 de maio de 1982, ao cumprir o primeiro aniversário do atentado que sofreu na Praça de São Pedro, visitou Fátima para agradecer a Virgem por tê-lo protegido.

Retornou ao Santuário de Fátima em 1991 como agradecimento pelos 10 anos de ter sido “salvo” pela “mão materna” de Maria durante o atentado. E voltou mais uma vez no Jubileu do ano 2000, para beatificar os videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.

“A mensagem de Fátima é um chamado à conversão, alertando a humanidade para que não siga o jogo do ‘dragão’… A meta última do homem é o céu, sua verdadeira casa, onde o Pai celestial, com seu amor misericordioso, espera todos”, assinalou o Papa peregrino naquela ocasião que contou com a presença de Irmã Lúcia, a terceira vidente.

Ao comemorar os 10 anos da beatificação dos pastorinhos, o Papa Bento XVI também peregrinou ao Santuário de Fátima em 13 de maio de 2010 e celebrou uma multitudinária Missa. O Pontífice advertiu que “se equivoca quem pensa que a missão profética de Fátima está acabada”.

“Nossa Mãe bendita veio do Céu oferecendo a possibilidade de semear no coração de todos os que se acolhem a ela o Amor de Deus que arde no seu coração. A princípio foram só três, mas o exemplo de suas vidas se difundiu e multiplicou em inúmeros grupos por toda a face da terra”, destacou.

Nesta recontagem dos Pontífices que chegaram à Fátima, há dois que não foram incluídos porque peregrinaram ao Santuário antes de ser escolhidos para a Sede de Pedro.

Em 13 de maio de 1956, o então Cardeal Roncalli (logo Papa São João XXIII) presidiu as cerimônias da peregrinação pelo aniversário das aparições. Enquanto o Cardeal Albino Luciani (depois João Paulo I) esteve na Fátima em 10 de julho de 1977.

Confira também: