A arquidiocese de Seul (Coréia do Sul) deu a conhecer a canção oficial da visita do Papa Francisco a Coréia, que se realiza entre os dias 14 e 18 de agosto, por ocasião da Jornada Asiática da Juventude.

O vídeo promocional foi gravado na Catedral de Myeongdong, em Seul, um dos templos maiores do país, e contou com a presença de 36 celebridades locais, muitos deles conhecidos fora do país asiático por ser intérpretes do K-Pop.

A canção se chama “Koinonia”, uma palavra grega que significa comunhão. Sua letra explica, em coreano, a relação de amor entre Deus e os membros da Igreja.

Conforme expressaram na arquidiocese, a canção deseja transmitir a toda a nação que a visita do Papa Francisco é um presente de Deus. “Quisemos dedicar este vídeo ao Santo Padre como um presente”, explicou Huh Young-yeop, porta-voz do comitê organizador.

Entre as celebridades coreanas só faltou uma: Park Jae-sang, ou “PSY”, conhecido mundialmente pelo videoclipe humorístico de sua canção “Gangnam Style” na que realiza uma crítica ao estilo de vida luxuoso e vaidoso que se registra em um dos distritos da capital Seúl. Embora este cantor não tenha participado do clipe, Cha Eun-taek, diretor de um de seus videoclips, esteve presente.

“Koinonia” foi composta pelo veterano cantor K-Pop Noh Young-Shim e o projeto foi obra do produtor Won Dong-Yeon, que convocou os cantores e outras figuras reconhecidas.

“Fizemos esta canção tendo presente os mais vulneráveis, que é uma das principais preocupações do Papa. Todas as celebridades se sentiram honradas de formar parte deste projeto” expressou Won.

O videoclipe será projetado nos principais encontros que o Papa Francisco realizará durante sua visita, entre eles, a Jornada Asiática da Juventude. Com a viagem de agosto, será a terceira vez que um Papa visita o território sul-coreano.