O Bispo de Córdoba, Espanha, Dom Demétrio Fernández, assegurou que “a vida consagrada faz brilhar o amor maior de Deus pelos seus filhos”, em sua carta semanal escrita por ocasião da celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada, no próximo dia 2 de fevereiro.

No texto intitulado "Parábola de fraternidade em um mundo dividido", o Prelado recordou que este é o 25º Dia Mundial da Vida Consagrada e que esta celebração foi instituída pelo Papa São João Paulo II.

O Bispo recordou que os consagrados, em qualquer das formas de vida a que foram chamados, receberam “um chamado, uma vocação do Senhor para segui-lo de perto na vivência dos conselhos evangélicos, ou seja, na vivência do estilo de Jesus de maneira inclusive palpável” com um “amor indiviso a Cristo esposo e na entrega fraterna até dar a vida pelos irmãos”.

Dom Fernández disse que atualmente “são muitas as divisões que nos ameaçam a nível mundial e a nível próximo: dissensões, guerras, invejas, injustiças de todos os tipos, explorações e escravidões; todas as pobrezas que vêm de uma injustiça radical, que tem sua origem no pecado”.

“A vida consagrada tem este papel precioso de apresentar uma humanidade nova, uma nova forma de viver, imitando Jesus Cristo, casto, pobre e obediente. Nessa atitude de despojamento de tudo para que brilhe palpavelmente Deus e seus planos de salvação, de amor ao homem”.

O Bispo ressaltou que “o mundo tem jeito, as grandes tensões do mundo podem ser resolvidas” com a “revolução do amor, onde não se busca os próprios interesses, mas a glória de Deus e o bem dos demais”.

“Essa civilização do amor, essa revolução do amor, essa, inclusive, explosão do amor se encarna visivelmente na vida consagrada, que rompe todos os esquemas do mundo, todos os interesses egoístas, e se coloca a amar livremente”.

O Prelado destacou que “no campo da oração e da beneficência, no campo da saúde e da educação, no campo da emigração, do tráfico de pessoas e especialmente mulheres, na atenção aos idosos e aos pobres. Em todos estes mundos a vida consagrada faz brilhar o amor maior de Deus pelos seus filhos. Sem falar nas zonas de missão”.

O Bispo de Córdoba agradeceu todos os que responderam com um sim ao Senhor e alentou a agradecer a Deus por eles. “O que seria da Igreja se não contasse com todas essas pessoas. Valorizemos neste dia a vida consagrada, são um bem para todos”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: