A viagem do Papa Francisco ao México, que teve início hoje e segue até o próximo dia 18, será acompanhada por dois representantes brasileiros, o Arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, e o Bispo auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci Nicioli.

Em vídeo divulgado pela Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo contou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu um convite da Conferência Episcopal do México para que dois bispos brasileiros participassem dessa viagem do Pontífice.

Dom Murilo acompanha o Papa Francisco em visita ao México

Publicado por Arquidiocese de Salvador em Sexta, 12 de fevereiro de 2016

Segundo o Prelado, ele irá como vice-presidente da CNBB e, como o presidente, Dom Sérgio da Rocha, não poderá ir, será substituído por Dom Darci Nicioli.

“A ideia é essa: criarmos laços de amizades com os mexicanos, acompanhar o Papa, para que seja a Igreja latino-americana que esteja em torno dessa visita”, explicou Dom Murilo, lembrando que o próprio Pontífice deixou claro que com esta viagem realiza não só uma visita ao México, mas à América Latina.

“Ele quer, na verdade, ir a cada país latino-americano e esses países estarão sendo representados por nós bispos”, indicou.

O vice-presidente da Conferência sublinhou que esta será uma oportunidade para conhecer a cultura mexicana, bem como os anseios do povo e os desafios sociais, entre os quais citou a questão do tráfico de drogas e da emigração.

Além disso, Dom Murilo assinalou que a viagem do Santo Padre adquiriu um componente especial de última hora que é o encontro entre o Pontífice e o Patriarca russo Kirill.

“Em uma das últimas viagens que o Papa fez, lhe perguntaram: ‘quando o senhor vai se encontrar com o patriarca de Moscou?’. Ele disse: ‘eu me encontrarei com ele onde e quando ele quiser’”, recordou o Arcebispo.

De acordo com ele, “esse encontro é de suma importância, porque, se há uma Igreja que está próxima da nossa Católica, é a Igreja Ortodoxa – os sacramentos são reconhecidos, temos tradições riquíssimas, os dogmas até o século XI eram comuns a nós”. “Então – acrescentou –, será um passo decisivo e que acabará também lançando luzes para a própria visita do Papa”.

Ao concluir, Dom Murilo sinalizou que vai para esta viagem “representando a Igreja no Brasil e para rezar mais de perto com o Papa”.

“E convido você, meu irmão e minha irmã, a se unir nessa oração, pedindo a Deus que toque o coração das pessoas que forem ao encontro do Papa para escutá-lo, que toque o coração da humanidade em vista de um maior ecumenismo e, enfim, que Deus abençoe o Papa, porque a cada momento com a consciência que ele tem de suas responsabilidades e de suas limitações físicas ele pede ‘rezem por mim’. Vamos atender este apelo do Papa, vamos rezar por ele, para que seu ministério seja coroado do êxito de Cristo”, finalizou.

Confira também: