O vereador de Curitiba Renato Freitas (PT), acusado de ter liderado manifestantes em uma invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Curitiba vai participar do evento a Economia de Francisco em Assis, na Itália, com o papa Francisco, entre os dias 22 a 24 de setembro. Freitas corre o risco de ser cassado hoje (5) por causa da invasão.

A “Economia de Francisco” surgiu quando o Santo Padre escreveu uma carta em 1º de maio de 2019 convidando estudantes de economia, economistas, agentes de mudança e empreendedores com menos de 35 anos em todo o mundo, que tivessem interesse por um “tipo diferente de economia: uma que traga vida e não morte, que seja inclusiva e não exclusiva, humana e não desumanizadora, que cuide do meio ambiente e não o despoja”, disse o Papa.

O convite ao vereador partiu do frei David, fundador da Educafro, uma ONG mantida pelo Serviço Franciscano de Solidariedade que visa a inclusão de negros e pessoas vindas de escolas públicas, através de cursinhos comunitários e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parceria com algumas instituições do país.

 “Tendo em vista minha caminhada de luta em prol do povo negro e pobre das periferias brasileiras fui convidado a compartilhar suas experiências nas comunidades em que atua”, disse Freitas à ACI Digital.

“Por uma coincidência da vida esse convite veio justamente no momento em que estou sendo cassado por ter entrado na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para clamar pelas vidas negras tão desvalorizadas em nosso país. E isso com certeza foi levado em conta nesse convite feito por representantes ordenados da Igreja Católica”, observou Freitas.

O vereador ainda recordou que tanto o padre da Igreja onde ocorreu o protesto, quanto o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, se manifestaram contra a cassação do seu mandato.

“Tendo em vista que terei a oportunidade de falar diretamente com o papa Francisco, acredito que os vereadores e os cidadãos curitibanos induzidos a erro pelas fake news, terão oportunidade de ouvir a voz maior da Igreja. Igreja esta, que desde o início afirmou se tratar de perseguição política esse episódio triste da minha cassação. Para mim o mais importante é ser acolhido pelo Sumo Pontífice que, de maneira representativa, abre as portas, não para mim, mas para tudo o que represento como vereador de Curitiba”, declarou Renato.

Renato Freitas (PT) participou no dia 5 de fevereiro de uma manifestação contra o racismo em Curitiba, motivado pela morte por espancamento do congolês Moïse Kabagambe, no Rio de Janeiro (RJ), e de Durval Teófilo Filho, morto a tiros na porta de casa por um vizinho que o tomou por um ladrão em São Gonçalo (RJ). Ao longo do protesto, manifestantes invadiram a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O vereador estava entre eles, mas negou ter liderado a invasão.

Em abril, a Arquidiocese de Curitiba se manifestou contra a cassação do petista. No dia 23 de junho, os vereadores decidiram cassar Freitas por "procedimento incompatível com o decoro parlamentar" por 15 votos a favor e 5 contras. E graças a uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Renato voltou ao cargo no dia 7 de julho, conforme uma liminar da desembargadora Maria Aparecida Blanco que suspendeu as sessões da Câmara Municipal que cassaram o mandato do petista por não terem cumprido o prazo de 24 horas entre a comunicação ao vereador e a sessão de cassação.

Nesta sexta-feira (5), o vereador pode ter o mandato cassado em julgamento na Câmara. Caso não haja o mínimo de 20 votos favoráveis pela cassação na segunda votação, o caso será arquivado.

“Economia de Francisco”

Apesar da pandemia, nos dois últimos anos o encontro teve a participação de milhares de jovens de 120 países dos cinco continentes, especialmente da Itália, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha e Reino Unido.

 De acordo com o site do evento, foram dois eventos globais on-line realizados com transmissão ao vivo com mais de 500 mil visualizações, mais de 50 webinars, cerca de 25 projetos empreendedores, dois eventos Economia de Francisco on-line e uma Escola de Verão presencial, uma EoF Academy com 18 pesquisadores e 25 membros seniores. Mais de 50 especialistas incluindo três ganhadores do Prêmio Nobel estiveram envolvidos. O papa dirigiu duas mensagens em vídeo aos jovens.

 

Confira também: