Três lojas online de rosários registraram aumento nas vendas depois que um artigo foi publicado na revista The Atlantic ligando o rosário ao extremismo de direita nos Estados Unidos.

No artigo de uma das mais importantes e antigas revistas dos EUA, Daniel Panneton disse: “O rosário adquiriu um significado militarista para os católicos radicais-tradicionais (ou “rad trad”)”.

“A cultura da milícia, um fetichismo da civilização ocidental e ansiedades masculinistas tornaram-se os pilares da extrema direita nos EUA – e os católicos radicais agora passaram a residir nessa companhia”, continuou ele.

Shannon Doty, da Rugged Rosaries (Algo como, rosários rústicos) disse à CNA na segunda-feira que viu “um bom aumento nas vendas”.

A Rugged Rosaries vende rosários duráveis, inspirados nos rosários que eram usados ​​nas forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial.

“Não estamos desanimados”, disse Doty sobre o artigo da revista. “Na verdade, estamos fortalecidos em nossa determinação de fazer rosários fortes e robustos para todos”.

Doty começou a fazer rosários de paracord, material usado para o cordame de pára-quedas na Segunda Guerra Mundial, para os amigos de seu filho no exército há mais de dez anos. Depois, começou a vender os rosários.

Jonathan Conrad, fundador da Catholic Woodworker, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, na terça-feira que sua empresa teve o melhor dia de vendas do mês na segunda-feira.

"Não foi nada de especial em relação ao resto do ano, mas melhor este mês", disse ele.

A missão da Catholic Woodworker, disse ele, “é equipar as famílias para a batalha no mundo moderno, com uma ênfase bíblica de que não estamos lutando contra carne e sangue, mas contra os principados, contra os poderes das trevas presentes”.

O Apostolado Mundial de Fátima EUA em Asbury, Nova Jersey, também relatou um aumento nas vendas do rosário desde a publicação do artigo de The Atlantic.

David Carollo, diretor executivo do apostolado, disse à CNA, que houve aumento nas vendas do rosário e outros itens religiosos. As redes sociais do apostolado também ganharam um aumento de seguidores, disse.

“Não rezamos contra as pessoas, rezamos pelas pessoas”, acrescentou. “É disso que se trata o rosário.”

A missão do apostolado é promover a devoção a Nossa Senhora de Fátima, ajudando as pessoas a compreender os pedidos da Bem-Aventurada Virgem Maria para estabelecer a paz na terra e difundir a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Pierce Toomey, que administra o site catholicguardians.com, disse que as vendas de seu rosário só receberam um pequeno aumento após o artigo, mas que seus seguidores nas redes sociais aumentaram.

 

Toomey disse que depois de iniciar seu negócio de rosários, ele percebeu que rosários de estilo masculino eram difíceis de encontrar. “Para colocar o rosário de volta nas mãos dos jovens, é preciso atraí-los esteticamente e isso não acontecerá se o único rosário que você encontrar for colorido do arco-íris ou uma antiguidade”, disse ele.

Toomey postou no Instagram uma foto da manchete do artigo de The Atlantic e escreveu: “Organizando outra venda para todos os ‘rad trads’ por aí ‘cooptando’ o Rosário. Use o código ‘theatlantic’ para 20% de desconto em qualquer rosário masculino.”

O padre Donald Calloway, M.I.C., cuja palestra sobre o rosário recebeu mais de 2 milhões de visualizações no YouTube, disse à CNA na terça-feira que não sabia se houve um aumento nas vendas na loja de presentes online de sua congregação. No entanto, ele relatou um “aumento maciço” de seguidores em suas contas de mídia social.

Confira também:

Mais em