O Vaticano transmitirá em língua de sinais o Tríduo Pascal desta Semana Santa de 2021 com o Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Desta forma, as celebrações litúrgicas poderão ser acompanhadas ao vivo pelas pessoas com deficiências auditivas e de comunicação.

As celebrações da Semana Santa 2021 serão traduzidas para a Língua de Sinais Italiana (LIS) pela religiosa franciscana Alcantarina, Verônica Donatello, responsável pelo Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana (CEI) para o cuidado pastoral das pessoas com deficiência.

O Dicastério para a Comunicação do Vaticano criou este canal no YouTube em 2020 inicialmente para permitir que pessoas com deficiência auditiva acompanhassem a Semana Santa em língua de sinais durante o Tríduo Pascal do ano passado, mas depois ofereceu este serviço em outras ocasiões, como na Missa de Véspera de Natal, na Mensagem de Natal e na bênção Urbi et Orbi, em 25 de dezembro.

A primeira vez que o Vaticano proporcionou a tradução em língua de sinais nesta modalidade foi no dia 27 de março de 2020 para o momento histórico de oração com o Papa Francisco que aconteceu na Praça de São Pedro e foi concluído com a bênção Urbi et Orbi com o Santíssimo Sacramento.

"Ninguém excluído"

Além disso, o Vaticano lançará no dia 4 de abril, domingo de Páscoa, a iniciativa "Ninguém Excluído", que consistirá em um projeto-piloto de um ano que oferecerá as audiências gerais e a oração do Ângelus ou Regina Coeli através de um canal ao vivo com o serviço de tradução para Língua de Sinais Italiana (LIS) https://e.va/lis e um canal diferente para tradução para ASL (American Sing Language) https://e.va/asl

Este projeto será coordenado por Ir. Verônica Donatello. A Irmã Donatello é filha de pais surdos, por isso aprendeu a Língua de Sinais Italiana (LIS) desde pequena e, ao longo de sua vida religiosa, promoveu a pastoral de pessoas com deficiência auditiva e de comunicação.

"Ninguém excluído" será realizado em colaboração com a televisão da Conferência Episcopal Italiana (CEI) TV2000, entre outras.

Por fim, o Vaticano informou que junto com a transmissão no YouTube para pessoas com deficiência auditiva farão no futuro um App para pessoas com deficiências sensoriais, voltado especialmente para pessoas com deficiências visuais e cegos.

O Papa Francisco, por sua vez, destacou em sua Mensagem para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2020 a importância de “dispor de instrumentos adequados e acessíveis para a transmissão da fé” e pediu para colocá-los à disposição “daqueles que precisam deles da forma mais gratuita possível, inclusive através das novas tecnologias, que se mostraram tão importantes para todos neste período de pandemia”.

Confira também: