O secretário do Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, informou ontem que o sistema econômico do Vaticano "não escapa" da crise geral, o que mostra "preocupação" em um comunicado divulgado após a reunião do Conselho dos Cardeais para o Estudo da Estrutura e da Economia da Santa Sé. A reunião foi realizada em 14 e 15 de Fevereiro e foi presidida pelo cardeal Bertone.
 
Em um comunicado divulgado ontem foi informado que os Cardeais, "ainda expressando sua satisfação com os resultados apresentados, continuaram a expressar preocupação com a crise geral, que não escapa nem mesmo o sistema econômico do Vaticano inteiro".
 
Como eles explicam, a crise afetou o Vaticano e, especialmente, toda a Santa Sé, como a sua "fonte insubstituível de subsídio" é constituído pelas ofertas livres dos fiéis. No entanto, os membros do Conselho agradecem "profundamente" o apoio dos fiéis para incentivá-los a "perseverarem nesta obra do bem". 

Eles também enfatizam "o esforço para a melhoria contínua da administração de todos os bens e recursos da Santa Sé".
 
A reunião também contou com representantes da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, o Governo, da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e da Rádio Vaticano.

Durante a reunião, foi lido o orçamento consolidado de 2012, o da Santa Sé e o do Governo, e falou o Presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos, o arcebispo Giuseppe Versaldi.