A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que na terça-feira, 10 de novembro, será publicado o relatório que a Secretaria de Estado elaborou sobre o ex-Cardeal Theodore McCarrick por ordem do Papa Francisco.

O relatório, que inicialmente se esperava que fosse publicado em dezembro de 2019, se produz após uma revisão do Vaticano de documentos e relatos de testemunhas que abrangem os 40 anos de carreira episcopal de McCarrick, que foi acusado em 2018 de cometer crimes sexuais com menores e seminaristas.

Um funcionário vatican oindicou à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que o relatório é "extenso". “A versão que vi tinha mais de 600 páginas” e “diz muito”, assinalou o funcionário.

McCarrick foi cardeal e arcebispo de duas grandes sedes norte-americanas antes que a Congregação para a Doutrina da Fé o considerasse culpado de cometer "pecados contra o sexto mandamento com menores e com adultos, com o agravante do abuso de poder". Foi expulso do sacerdócio em fevereiro de 2019.

O Papa Francisco anunciou pela primeira vez uma investigação interna do Vaticano sobre a carreira de McCarrick em outubro de 2018.

Desde que a revisão foi anunciada, os católicos norte-americanos, incluindo muitos bispos, têm pedido repetidamente a publicação de suas descobertas. Os bispos dos Estados Unidos convocarão sua Assembleia Geral de Outono em 16 de novembro. A reunião anual, que geralmente acontece em Baltimore, será realizada on-line devido ao coronavírus.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: