A preparação da 15° Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que será realizado em 2018, prossegue seu caminho com a segunda reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretária Geral do Sínodo dos Bispos.

O Papa Francisco presidiu a reunião, em que também estiveram presentes alguns dos novos cardeais criados no consistório do último sábado, entre eles, o Cardeal Sérgio da Rocha e o Cardeal Carlos Osoro Sierra.

As jornadas de trabalho começaram com a saudação do Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, que agradeceu ao Santo Padre pela sua presença e dedicou seus melhores desejos aos novos cardeais presentes no encontro.

Na reunião, foi examinado o projeto do Documento preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária, elaborado pela Secretaria Geral com a ajuda de peritos competentes. Com este objetivo, os membros do conselho manifestaram a sua opinião acerca do projeto de documento e deram as suas sugestões a fim de melhorá-lo.

O documento, que contém um questionário, é destinado às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Católicas Orientais sui iuris e a outros Organismos de direito, a fim de ser transmitido às Dioceses e a outras instituições eclesiásticas. Os membros do Conselho se reuniram em círculos menores divididos por continente com a finalidade de formular algumas perguntas específicas sobre os jovens nos diferentes contextos geográfico-culturais.

Em seguida, as propostas acerca do texto e do questionário foram reunidas e inseridas no documento base, que foi aprovado por unanimidade.

Finalmente, os membros do Conselho estudaram a revisão da Ordem do Sínodo dos Bispos.

Neste sentido, Dom Fabio Fabene, Subsecretário do Sínodo dos Bispos, apresentou o trabalho que a Secretaria Geral está realizando com a ajuda de especialistas, em vista da revisão da normativa sinodal, ao qual seguiu um frutuoso debate.

Participaram do encontro os Prefeitos de três Dicastérios da Cúria Romana convidados devido à sua competência no tema sinodal: o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica; o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero; e o Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. 

Após a conclusão do trabalho, o Santo Padre agradeceu aos membros do Conselho e aos outros participantes por sua contribuição e pelo espírito de comunhão fraterna vivido no decorrer da reunião.

Confira também: