Uma maior formação dos educadores, colocar a pessoa no centro e trabalhar em rede são os eixos que o Vaticano sugere à comunidade educacional para enfrentar o início do novo curso no contexto da pandemia do coronavírus.

Em carta enviada às escolas, universidades e instituições de ensino, a Congregação para a Educação Católica explica que o grande desafio que a comunidade educativa deve enfrentar é o ensino à distância.

Essa medida necessária fez com que os sistemas educacionais em todo o mundo sofressem com a pandemia, tanto a nível escolar como acadêmico.

Como consequência, “cerca de dez milhões de crianças não terão acesso à educação nos próximos anos, aumentando a lacuna educacional já existente”.

Em concreto, a carta indica que a situação das escolas e universidades católicas é "dramática", uma vez que, "sem o apoio econômico do Estado, correm o risco de fechar ou de redimensionamento radical ".

A Congregação para a Educação Católica destaca também a contribuição inestimável de professores e educadores que "precisa ser apoiada através de uma sólida formação continuada que saiba ir ao encontro das necessidades dos tempos".

Para isso, “é sempre necessário colocar no centro da ação educacional a relação com a pessoa concreta e entre as pessoas reais que formam a comunidade educacional; uma relação que não encontra espaço suficiente na interação mediada por uma tela ou nas conexões impessoais da rede digital”.

A educação católica, inspirada na visão cristã da realidade em todas as suas expressões, visa a formação integral da pessoa chamada a viver de maneira responsável uma vocação específica em solidariedade com outras pessoas.

A situação atual evidenciou fortemente a necessidade de um pacto educacional cada vez mais comunitário e partilhado que, extraindo força do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja, contribua em sinergia generosa e aberta para a difusão de uma autêntica cultura de encontro. Por esta razão, as escolas e universidades católicas são chamadas a formar pessoas dispostas a se colocar a serviço da comunidade.

Confira também: