Durante seu encontro com o  ministro de Relações Exteriores do Gabão e Presidente da 59º Assembléia Geral da ONU, Jean Ping, o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, insistiu na necessidade de impulsionar a reforma da ONU.

Ping se reuniu na quarta-feira pela manhã com o Cardeal Sodano, o Arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as Relações com os Estados, e o embaixador do Gabão na Santa Sé, Desiré Koumba.

Conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, “o Ministro Ping pediu que se transmitisse antes que nada ao Santo Padre uma cordial saudação com os melhores desejos de sua parte e de parte da ONU”.

Durante a entrevista, conforme informa a nota de imprensa, “examinaram-se as perspectivas de reforma da ONU, que atualmente se encontram em uma fase avançada de elaboração”.

Falou-se também da situação, “ainda preocupante, de diversos países da África, com particular referência à ação da União Africana”.

“Também se trataram alguns aspectos concernentes à colaboração entre Igreja e Estado no Gabão, onde está em vigor um acordo-marco entre a Santa Sé e a República do Gabão de 1997”, concluiu o comunicado.