A Santa Sé anunciou que fechou suas fontes de água na Praça de São Pedro e áreas circundantes para ajudar a cidade de Roma a enfrentar a atual seca, considerada a terceira mais forte em 60 anos.

“O Vaticano está no caminho de fechar suas fontes agora, há várias delas Esta é a forma de o Vaticano se solidarizar com Roma, tentando ajudar a superar esta crise”, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.

Em declarações divulgadas por ‘AP’, o porta-voz acrescentou que “fechar as fontes é muito em linha com o pensamento do Papa sobre a ecologia: não se pode desperdiçar, e às vezes é preciso estar disposto a fazer um sacrifício”.

Por sua parte, a Rádio Vaticano indicou que a decisão da Santa Sé de fechar as fontes “é um gesto de responsabilidade que indica o caminho de respeito aos recursos da criação”.

Os meteorologistas assinalaram que a primavera de 2017 é a terceira mais seca que a Itália enfrenta em 60 anos. No caso de Roma, as autoridades estão considerando a possibilidade de racionar drasticamente a distribuição de água.

Segundo dados oficiais, a falta de água já afeta dois terços da superfície cultivável da Itália. Diante disso, 10 regiões pediram o reconhecimento de “estado de calamidade”. Estima-se que as perdas em agricultura e pecuária alcançaram 2 bilhões de euros.

Confira também: