O VIII encontro do Grupo de Trabalho entre o Vietnã e a Santa Sé, realizado no Vaticano, finalizou no dia 22 de agosto com saldo positivo, segundo comunicado conjunto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O encontro, que incluiu uma audiência com o Papa Francisco e uma reunião com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, ocorreu "em uma atmosfera cordial, de boa vontade e respeito mútuo", conforme destacado no comunicado.

A delegação vietnamita foi presidida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, To Anh Dung, e a vaticana pelo Subsecretário para as Relações com os Estados, Dom Antoine Camilleri.

As duas partes “tiveram a oportunidade de aprofundar a troca de pontos de vista sobre as relações entre o Vietnã e a Santa Sé, incluindo questões relativas à Igreja Católica no Vietnã”. Destacou-se também “o desenvolvimento positivo das relações bilaterais durante os últimos anos, especialmente devido aos frequentes contatos entre as duas partes após o VII Encontro do Grupo de Trabalho Conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé, realizado em Hanói em dezembro 2018”.

Também foi elogiado "o desenvolvimento das consultas entre o grupo de trabalho interdisciplinar do Vietnã com o Arcebispo Marek Zalewski, Representante Pontifício não residente".

A parte vietnamita disse que o Estado do Vietnã “tem melhorado constantemente a implementação de uma política consistente em favor do respeito e da garantia da liberdade de crença e de religião, criando assim um ambiente favorável às atividades e ao desenvolvimento da comunidade católica no Vietnã".

A Santa Sé expressou seu apreço “pela assistência dada pelo Estado à Igreja Católica e reiterou o desejo dos fiéis católicos de viverem a própria vocação como bons católicos e bons cidadãos, a fim de contribuir eficazmente para o desenvolvimento e o bem-estar do Vietnã, com fidelidade ao ensinamento da Igreja e com o devido respeito pelas leis do país”.

Ambas as delegações trataram de questões relacionadas à situação eclesial no Vietnã. “Chegou-se a um acordo sobre as modalidades a serem adotadas para promover ulteriormente as relações entre o Vietnã e a Santa Sé em um futuro próximo e, em particular, sobre os princípios fundamentais subjacentes à regulamentação do estatuto do Representante Pontifício e do escritório do próprio Representante Pontifício residente no Vietnã, em vista do estabelecimento, o mais breve possível, deste mesmo Escritório”.

As duas partes também afirmaram “seu compromisso em continuar o diálogo com base na confiança e no respeito pelos princípios reciprocamente acordados, que guiam as relações bilaterais. Também foi enfatizada a importância de promover ulteriores contatos, incluindo os de alto nível, entre as duas partes”.

Confira também: