O porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, desmentiu na manhã desta quarta-feira que o Papa Francisco tenha um tumor no cérebro e qualificou as notícias a respeito como “totalmente infundadas”.

O jornal italiano ‘IL Quotidiano Nazionale’ publicou em sua edição desta quarta-feira que ao Papa Francisco teria sido diagnosticado com uma “pequena mancha escura no cérebro” que corresponderia a um tumor benigno. Para curá-lo, diz a nota, não seria necessária uma intervenção cirúrgica.

Dada a propagação da notícia nas redes sociais e em outros meios de comunicação, o Vaticano desmentiu esta informação através do seu porta-voz, Pe. Federico Lombardi.

A declaração de Pe. Lombardi, divulgada hoje, assinala que “a difusão de notícias totalmente infundadas a respeito do estado de saúde do Santo Padre por parte de um órgão de imprensa italiana, é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”.

“O Papa Francisco desenvolve sempre sem interrupção sua intensa atividade de modo absolutamente normal”.

Em seguida, durante uma coletiva de imprensa a fim de informar acerca do Sínodo da Família, acrescentou que “nenhum médico japonês veio ao Vaticano visitar o Papa, não fizeram os exames médicos mencionados no jornal”, como assegurava a publicação.

O porta-voz Vaticano manifestou: “O Papa goza de boa saúde, tem algum problema nas pernas, mas a sua cabeça funciona perfeitamente”.

Reiterou ainda que a publicação da informação foi um “grave ato de irresponsabilidade absolutamente injustificável e que não pode ser qualificado” e pediu que estes boatos e outros similares “acabem imediatamente”.