A Sala de Imprensa da Santa Sé informou neste dia 18 de setembro que foi realizada a assinatura de um novo acordo de colaboração na luta contra a corrupção.

As autoridades da Santa Sé que assinaram este novo acordo foram o prefeito da Secretaria para a Economia, Pe. Juan Antonio Guerrero, e o auditor geral interino, Alessandro Cassinis Righini.

Deste modo, ambos signatários “colaborarão ainda mais estreitamente na identificação dos riscos de corrupção e para uma implementação eficaz das regras recentemente aprovadas sobre transparência, controle e concorrência dos contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”.

Em 1º de junho de 2020, o Papa Francisco escreveu uma carta apostólica em forma de “Motu Proprio” sobre transparência, controle e competência nos procedimentos de adjudicação de contratos públicos estipulados pela Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano e aprovou uma nova legislação que será aplicável a todos os procedimentos relacionados com o Estado da Cidade do Vaticano e com a Santa Sé.

Sobre este novo acordo, o prefeito da Secretaria para a Economia assinalou ao Vatican News que “a luta contra a corrupção, além de representar uma obrigação moral e um ato de justiça, permite também combater o desperdício num momento tão difícil devido às consequências econômicas da pandemia, que afeta o mundo inteiro e afeta em particular os mais fracos, como o Papa Francisco tem recordado repetidamente”.

Por sua vez, o auditor geral interino, Alessandro Cassinis, disse que este acordo “é mais um ato concreto que demonstra a vontade da Santa Sé de prevenir e combater o fenômeno corruptivo dentro e fora do Estado da Cidade do Vaticano, e que já conduziu a resultados importantes nos últimos meses”.

Confira também: