O Papa Francisco decidiu que a partir de agora a imposição do pálio aos novos arcebispos metropolitas será realizada em suas respectivas dioceses pelos núncios locais e já não em Roma, como se fazia até agora.

Assim, pela primeira vez, no próximo dia 29 de junho, festa dos Santos Pedro e Paulo, o Papa não imporá os pálios, como era tradição. Entretanto, os prelados concelebrarão com o Pontífice e participarão do rito de bênção dos mesmos. No lugar da imposição, os novos arcebispos receberão do Santo Padre de forma simples e privada o pálio destinado a cada um.

Com esta medida se pretende que a imposição seja feita em presença da Igreja local. A decisão do Pontífice foi comunicada a todas as nunciaturas do mundo através de uma carta enviada no dia 12 de janeiro deste ano.

O Mestre das Cerimônias Pontifícias, Dom Guido Marini, explicou em uma entrevista à Rádio Vaticano que “o significado desta alteração é o de colocar em maior evidência a relação dos bispos metropolitas – os novos nomeados – com a sua Igreja local e assim dar também a possibilidade a mais fieis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles, e também particularmente aos bispos das dioceses sufragâneas, que deste modo, poderão participar do momento da imposição”.

Apesar da modificação, “mantém-se todo o significado da celebração do 29 de junho, que destaca a relação de comunhão e também de comunhão hierárquica entre o Santo Padre e os novos arcebispos”.

Marini afirma que o gesto de comunhão fica enriquecido “e se acompanha de outro que permanece em toda a sua integridade e profundidade”.