Entre os dias 12 e 14 de junho, na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia (Brasil), haverá a reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio para a América Latina, confiada ao Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.

Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, durante a reunião, os membros do Conselho analisarão cerca de 100 projetos para decidir sobre seu eventual financiamento, que é possível, em particular, graças ao apoio dos fiéis italianos, através do fundo do oito por mil da Conferência Episcopal Italiana.

Os projetos abrangem várias dimensões do desenvolvimento humano integral das comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e camponesas da América Latina e do Caribe: produção (agricultura, artesanato, comercial), desenvolvimento das microempresas, infraestruturas (sistemas de água e esgoto, energia, salões polivalentes, armazéns, refeitórios comunitários, unidades médicas), finanças (microcrédito, lojas comunitárias), saúde (centros de saúde e equipamentos, latrinas e poços), educação (salas de aula, materiais de informática, materiais de formação), comunicação (emissoras e equipamentos locais de rádio e televisão).

“A reunião também proporcionará uma oportunidade para refletir sobre as modalidades mais eficazes de realizar a obra de caridade da Igreja com os necessitados, e de identificar as diretrizes para o trabalho dos próximos anos”.

Em 25 anos de atividade (1992-2017), a Fundação financiou 4.296 projetos, com um valor total de cerca de 41 milhões de dólares.

Os membros do Conselho são: Cardeal Peter K.A. Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral; assim como o Presidente e Representante Legal da Fundação, Dom Javier Augusto del Rio Alba, Arcebispo de Arequipa (Peru); o Presidente do Conselho de Administração, Dom Oscar Urbina Ortega, Arcebispo de Villavicencio (Colômbia); o Vice-Presidente do Conselho administrativo, Cardeal Chibly Langlois, Bispo de Les Cayes (Haiti); Dom José Luis Azuaje Ayala, Bispo de Barinas (Venezuela); e Dom Segundo Tejado Muñoz, Secretário do Dicastério para o Serviço doe Desenvolvimento Humano Integral.

Também participarão da reunião: Dom Giovanni d'Aniello, Núncio Apostólico no Brasil; uma delegação liderada pelo Arcebispo Leonardo di Mauro, em nome do Comitê para as intervenções caritativas em favor do Terceiro Mundo da Conferência Episcopal Italiana; Dom Edmundo Luis Flavio Abastoflor Montero, Arcebispo de La Paz (Bolívia), Presidente do Conselho de Administração.

Confira também: