Após o lançamento do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, nesta quarta-feira, o Vaticano assinalou que a canção “não é apenas uma ferramenta de divulgação do evento, mas acima de tudo uma oração”.

O hino, intitulado “Há pressa no ar”, é inspirado no tema da JMJ Lisboa 20213, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), e foi composto por Padre João Paulo Vaz e o músico Pedro Ferreira, ambos da Diocese de Coimbra.

A escolha foi feita após um concurso que contou com a participação de mais de uma centena de participantes portugueses. E o lançamento se deu no segundo aniversário da Missa de encerramento da JMJ Panamá, quando foi anunciado que Portugal sediaria o próximo encontro internacional.

Conforme assinalou a Agência Ecclesia, do episcopado português, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida considerou este lançamento do hino um “novo impulso para a viagem rumo a Lisboa”.

Além disso, a data escolhida para a apresentação da canção demonstra que “estes encontros são como um revezamento que continua ao longo dos anos e traz bons resultados, tanto para os participantes como para a Igreja local que os acolhe”.

Segundo o dicastério vaticano, trata-se de “um alegre convite aos jovens de todo o mundo para continuar esta peregrinação de fé através da JMJ e rezar juntos enquanto aguardam o próximo encontro com o Santo Padre”.

“O hino da JMJ não é apenas uma ferramenta de divulgação do evento, mas acima de tudo uma oração que, traduzida em diferentes línguas, ressoa nas realidades locais da Igreja”, afirma a nota enviada à Ecclesia.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Trata-se de um dos maiores encontros internacionais organizados pela Igreja Católica, em que jovens de todo o mundo se encontram entre si e com o Papa.

A JMJ em nível internacional acontece a cada três anos e, nos demais anos, é realizada a Jornada em nível diocesano. Esta era celebrada sempre no Domingo de Ramos, mas, o Papa Francisco estabeleceu que a partir de 2021, passa a ser celebrada no Domingo de Cristo Rei.

Quanto às edições internacionais da Jornada, a primeira aconteceu em 1986, em Roma. Desde então, a JMJ já passou por: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colônia (2005), Sidney (2008), Madri (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Inicialmente, a JMJ em Lisboa ocorreria em 2022. Porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada para o verão de 2023.

Confira também: