A igreja matriz da paróquia de Santo Afonso, em Fresno, EUA, foi profanada por um vândalo que destruiu o sacrário e roubou um cofre com dinheiro de doação dos fiéis.

O pároco, padre Carlos Serrano, viu o sacrário destruído na manhã do sábado, 15 de janeiro. “Ao passar pela igreja, viu o outro dano”, disse Chandler Márquez, porta-voz da diocese de Fresno, a CNA, agência do grupo ACI em inglês.

A igreja tem uma estátua mariana que fica atrás de um vidro, onde as pessoas costumam ir para rezar. Ao lado da estátua há uma caixa com doações em dinheiro que os fiéis depositam em ação de graças. Márquez disse que o vândalo roubou a caixa com as doações.

A polícia de Fresno investigou o incidente e conseguiu acesso às imagens da câmera de vigilância. A polícia estimou um prejuízo à igreja de US$ 35 mil.

Márquez disse ao canal KMPH que “a comunidade está devastada”, pois, “para começar, é um ataque direto à parte mais sagrada da igreja, mas também um ataque” a nossa Mãe Santíssima.

"Culturalmente, isso significa muito para esta comunidade", disse.

Márquez acrescentou que as portas do sacrário estavam muito danificadas e que provavelmente não seria possível fazer a restauração.

A Paróquia Santo Afonso foi fundada em 1908 e atende 700 famílias. As missas na matriz paroquial são celebradas em inglês e espanhol.

Em mensagem para marcar o Dia da Liberdade Religiosa no início deste mês, o cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, lamentou a “a tendência preocupante de vandalismo” contra locais de culto nos EUA nos últimos dois anos.

Houve pelo menos 117 incidentes em 29 estados e no Distrito de Columbia desde maio de 2020. Os incidentes incluem incêndio criminoso, imagens danificadas, pichações com suásticas e linguagem anticatólica, atos de destruição e vandalismo.

Confira também: