Quase um milhar de armênios e valencianos se reuniram na celebração religiosa que recordou ao milhão e meio de cristãos armênios mortos na Turquia em 1915.

O ato comemorou os 90 anos do primeiro genocídio do século XX e foi organizado pela Igreja Apostólica Armênia na igreja Santa Mónica. Contou com a participação de numerosos armênios e do Cônsul Geral Honorário de Armênia, Luis Barberá Zapatero, máximo representante desta comunidade na Espanha.

Na Comunidade Valenciana residem uns oito mil armênios,.

As amostras de solidariedade com o povo armênio se repetiram em todo mundo. No monte do Tsitsernakaberd do Yerevan, capital da Armênia, se reuniram centenares de milhares de armênios para comemorar o genocídio de 1915.

Genocídio armênio

Em 24 de abril de 1915 a Turquia prendeu e executou a centenas de líderes armênios iniciando o que muitos chamam o holocausto de pelo menos um milhão e meio dos dois milhões de armênios que viviam sob seu império.

Armênia foi o primeiro povo em abraçar o cristianismo, entretanto, seus habitantes viviam como cidadãos de segunda categoria no califado turco. Entre 1884 e 1897, 100 a 300 mil deles foram massacrados. Entre 1915 e 1917, muitos foram deportados e possivelmente até 1,5 milhão deles foram executados.