A única faculdade teológica cristã no Iraque, Babel College, iniciou seu novo ano acadêmico em Ankara com uma Missa presidida pelo Bispo Caldeu (católico) Auxiliar de Bagdá, Dom Jacques Ishaq, e o pároco de Mar Qardagh (Erbil) Pe. Rayam Atto na igreja de Mar Eliya.

"Necessita-se otimismo e valentia" e "eu sou otimista" sobre "o rol que tem e terá o Babel College na formação do clero Iraquiano", assegurou Dom Ishaq ao boletim católico caldeu, Baghdadhope. Nossa tarefa "é a de instruir, mas sobre tudo formar aos futuros testemunhas de Cristo" por isso "convidei os sacerdotes e bispos de todas as diocese a aproveitar a presença de Babel College, assim como dos docentes e o aporte cultural que a faculdade pode dar".

Logo depois da Missa os convidados percorreram as instalações do novo centro de estudos e puderam ver os avanços na construção do novo edifício de três andares da faculdade, que contará com uma Sala Magna, quatro salas de estudo e a biblioteca.

"Temos já seis mil livros, um bom número, mas nada comparado com aqueles que estão na biblioteca em Bagdá", afirmou o Bispo; e adicionou que "são textos que não podemos recuperar porque o colégio, seminário e convento de Dora são inacessíveis" por ser "uma região extremamente perigosa" mas sobre tudo porque "estão ocupadas pelo exército americano que as converteu em sua própria base".

Além das aulas em Babel College se retomarão as do Instituto de Ciências Religiosas que foram interrompidas por problemas organizativos devido à transferência da estrutura.

"Pude anunciar que o Instituto abrirá novamente os cursos em Bagdá, na igreja de Mar Ghorghis", destacou Dom Ishaq, um "sinal de que apesar das dificuldades a Igreja continua em seu caminho de fé e valentia".