A União Europeia vai doar 1 milhão de euros para ajudar famílias atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. A doação será via consórcio Cáritas Suíça, Cáritas Bélgica e Cáritas Brasileira e irá fortalecer a campanha #SOS Bahia e Minas Gerais, realizada pela Cáritas e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As fortes chuvas que caíram sobre os estados da Bahia e Minas Gerais no fim de 2021 e começo de 2022 causaram inundações, deslizamento de terras e desabamentos. Na Bahia, 25 pessoas morreram e mais de 100 mil ficaram desabrigadas. Em Minas Gerais, são 25 mortes e mais de 52 mil desabrigados e desalojados.

Segundo a CNBB, os recursos doados pela União Europeia irão beneficiar famílias das cidades baianas de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju (Nova Alegria), Jucuruçu e Dário Meira, e, em Minas Gerais, Palmópolis e Rio Prado. Mil famílias serão beneficiadas com bolsas de subsistência. Serão distribuídos 5 mil kits de higiene familiar, 5 mil kits de limpeza e mil kits infantis. Ao todo, 24 mil pessoas serão beneficiadas. A iniciativa terá duração de seis meses, de fevereiro a julho de 2022.

Entre os dias 3 e 8 de janeiro, o especialista para emergências rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, e a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann, visitaram cidades baianas afetadas pelas chuvas. A iniciativa contou com apoio da CNBB e da Cáritas Brasileira e se somou à campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, de arrecadação de recursos para ajudar os atingidos.

“Viemos ver os impactos das enchentes e encontramos uma situação dramática, em que diversas comunidades perderam tudo, com consequências relacionadas a moradia, saúde, subsistência e proteção. Por isso, estamos muito preocupados com esse cenário, uma vez que a resposta ainda não ganhou o ritmo esperado de assistência humanitária básica às pessoas que sofreram danos”, disse Roman Majcher.

Rebekka Reischmann afirmou que, mesmo após ver pela televisão cenas dos estragos causados pela chuva, todos ficaram “muito impactados e preocupados” com o que viram durante a visita. “É uma situação muito séria, por isso precisamos realmente juntar todas as forças disponíveis para garantir que as vidas dessas muitas famílias possam ser reconstruídas o quanto antes”, declarou.

Confira também: