A peregrinação à Catedral de Colônia é uma das atividades principais nesta Jornada Mundial da Juventude.

Milhares de jovens passam todos os dias pelo magnífico templo, que guarda as relíquias dos três Reis Magos e que levou 600 anos para ser construída, e depois participam de alguma das Missas que se celebram de hora em hora nas Igrejas próximas e em diversos idiomas.

Um dos voluntários que se encarrega da segurança e a ordem na Catedral, Matthias Kubatko, revelou que "é absolutamente necessário dirigir à multidão" que lota o templo; mas, particulariza, "os peregrinos são todos muito amáveis conosco também".

Cada grupo que entra na Catedral é de aproximadamente dez mil pessoas. Só dessa forma se pode obter que todos os peregrinos possam visitar este formoso templo, cujas torres podem ser vistas desde muito longe quando a gente viaja por terra e se dirige a Colônia.

Quem entra na Catedral encontra nestes dias um coral de crianças que alegra ainda mais a visita. Para tornar mais fácil o acesso foram retirados todos os assentos –que estiveram ali até o domingo– com criando assim um amplo espaço para os visitantes.

Ao término da visita, ouve-se uma voz pelos alto-falantes que pede aos que se retiram que "por favor tomem a saída para a direita porque aqui já estão esperando os dez mil seguintes".