Cerca de 350 prelados brasileiros estão reunidos no Santuário de Aparecida, onde teve início hoje a 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em cuja abertura o Cardeal Sérgio da Rocha, exortou a não perder a esperança e se empenhar sempre por ser uma Igreja misericordiosa.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Brasília presidiu a Santa Missa de abertura da Assembleia na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e pediu oração da Igreja em todo o país por este encontro.

Na cerimônia de abertura, Dom Sérgio também comentou que nem mesmo as dificuldades pelas quais o país possa estar passando “não devem jamais impedir o anúncio da Palavra de Deus, o cumprimento fiel da Ação Evangelizadora da Igreja, pois ninguém pode aprisionar a Palavra de Deus”.

Ao contrário, assinalou, “são incentivo, porque a certeza do amor de Deus nos anima na missão bonita e exigente de evangelizar e levar esperança àqueles que mais sofrem com a crise política e econômica”.

Citado as palavras do Papa Francisco quando esteve em Aparecida, em 2013, o Cardeal reforçou o pedido a “jamais perder a esperança e deixar-se surpreender por Deus”.

Neste sentido, como informa o portal A12 do Santuário de Aparecida, aconselhou a seguir o exemplo dos três pescadores que encontraram a imagem da padroeira do Brasil no rio Paraíba do Sul, os quais se deixaram surpreender por Deus.

Entretanto, alertou que não basta apenas condenar a corrupção sem deixar de lado também os pequenos aos de infidelidade do dia a dia.

“Vivemos em uma época marcada pela violência”, disse, acrescentando que “rejeitamos a perda de direitos dos pobres e pequenos nas iniciativas políticas” e que também “não podemos aceitar a falta de respeito à vida e a dignidade das pessoas, repudiamos as violações da vida, como o aborto, mas não podemos ficar indiferentes às violações sofridas ao longo da vida pelos pobres e fragilizados”.

O repúdio e condenação de tais atos, conforme orientou, deve ser “acompanhado da busca da paz, jamais cedendo à agressividade em palavras ou atos”.

Por fim, recordou os 10 anos da Conferência de Aparecida e indicou que é preciso “redobrar o empenho para ser uma Igreja misericordiosa”. “Nós cremos no poder misericordioso do amor”, completou.

A 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil acontece até o dia 5 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário de Aparecida, com foco na temática da iniciação à vida cristã.

Durante esses dias, também estarão entre os assuntos o atual momento brasileiro, os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Ano Nacional Mariano, o Jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, entre outros.

Confira também: