Entre as numerosas histórias de superação que deixaram os Jogos Paralímpicos de Londres, a ganhadora da medalha de bronze nos 1.500 metros de cegos totais, a italiana Annalisa Minetti, surpreendeu à imprensa ao afirmar que sua verdadeira medalha, é um terço.

Ao ser entrevistada pelo RaiSport ao terminar a corrida ela afirmou que realmente, a medalha que nunca a abandona, é um terço que ela o mostrou vitoriosa. "Até agora minha medalha sempre foi esta, correu sempre ao meu lado", disse com o terço na mão.

"Desde jovem tive a sorte de conhecer a Deus e Ele me deu a fé. Quando se tem fé, se consegue suportar a dor. Há dores que a gente não sabe dar um nome, não sabe defini-las nem justificá-las, mas quando acreditamos em Deus já não nos perguntamos mais o porquê a mim e não a outro. E isso é uma grande conquista alcançada", explicou em uma segunda entrevista com o RaiTV.

Annalisa, casada e mãe de um filho, se tornou popular na Itália não só como atleta, mas também como cantora.

Nasceu em 27 de dezembro de 1976 em Rho, Milão, desde pequena começou a ter aulas de dança e a partir dos 15 anos, começou a se destacar no canto. Em 1996, com 20 anos lhe diagnosticaram uma retinite pigmentosa com degeneração macular, o que fez com que fosse perdendo a vista progressivamente até a cegueira total.

Em 1998, Annalisa venceu o prestigioso Festival da Música de São Remo. "Jesus, é a pessoa que sempre esteve ao meu lado. Eu o senti a durante todos os 500 mil metros e durante todo o percurso que me permitiu viver as Paralimpíadas", assegura.